Quanto tempo o corpo leva para se adaptar à altitude?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

O tempo ideal para uma aclimatação estável, numa média geral, fica em 15 dias para uma altitude de 2.500m, a partir daí, cada elevação de 610m necessita de uma semana adicional para uma aclimatação total. As adaptações produzidas pela aclimatação dissipam-se em cerca de 20 dias após retorno ao nível do mar.

1) Evite muito esforço físico nos primeiros dias
Contudo, o mais aconselhável é descansar para o corpo ir se ambientando às novas condições. Passeios com muito esforço físico ou em altitudes ainda mais elevadas devem ser deixados para o final da viagem. Pois, dessa forma, o organismo já está mais acostumado.

A adaptação varia de acordo com a altitude e a individualidade biológica. Períodos prolongados à altitude têm como resultado, ajustes que ocorrem de forma mais tardia, tais como o equilíbrio ácido básico dos líquidos corporais, aumento da quantidade de hemácias e uma maior concentração de hemoglobina.

A prevenção correta é realizar a ascensão lentamente. Levar dois dias para atingir a altitude de 2.500 metros e mais 1 dia para cada 500 metros adicionais. Estar com um bom condicionamento físico também pode ajudar. Como podem ver, para prevenir precisa de vários dias.

Quanto mais alto, piores serão os sintomas, que incluem dor de cabeça, falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros. Nem todo mundo tem esses sintomas quando vai para lugares de altitude, mas também não é possível saber quem vai ou não sentir alguma coisa.

Até 5.000 metros
É o limite que o organismo humano pode suportar sem risco de vida.

Após a prática esportiva repor os estoques de glicogênio muscular com ingestão de carboidratos e acrescentar proteínas para rápida recuperação muscular. Parece não haver aumento da necessidade proteica na altitude, preconiza-se a ingestão de 1,2 a 1,8g de proteínas/kg de peso.

A folha de coca possui proteínas, vitaminas e minerais que a tornam uma excelente opção nutricional com propriedades medicinais reconhecidas e comprovadas. Portanto, seu efeito analgésico ajuda a reduzir os sintomas do mal da altitude, como dores de cabeça e fadiga.

Existe um remédio bem conhecido para a prevenção ou combate aos efeitos do mal de altitude: ele se chama Acetazolamida, no Brasil tem o nome comercial de Diamox. Ele funciona de forma diferente das soroche pills, já que ajusta seu corpo para os efeitos da altitude, ao invés de apenas aliviar os sintomas.

A pressão sanguínea aumenta, a pulsação também aumenta, você cansa muito mais facilmente e suas reservas energéticas são liberadas mais rapidamente do que o normal, por isso os times de futebol e outros desportistas enfrentam tanta dificuldade para atuar na altitude.

A doença da altitude ocorre por falta de oxigênio a grandes altitudes. Os sintomas incluem dor de cabeça, cansaço, náusea ou perda de apetite, irritabilidade e, em casos mais sérios, falta de ar, confusão e até mesmo coma.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

As simulações de treino em altitude estão se tornando cada vez mais populares. Aqui no Brasil, por exemplo, elas são feitas com máscaras que diminuem a quantidade ar que você pode inalar. Embora com algumas diferenças, a ideia geral é que elas provocam a hipóxia hipobárica.

Denomina-se hipóxia a diminuição de oxigênio fornecido aos tecidos através do sangue. Relacionado aos fatores determinantes, pode-se classificar a hipóxia em quatro tipos: A hipóxia hipoxêmica ou hipobárica, resultante da queda da PIO2 (pressão parcial do oxigênio no ar inspirado), encontrada em altas altitudes.

Com o aumento da altitude, a porcentagem de oxigênio permanece constante em 21%, porém o oxigênio realmente absorvido por nosso organismo diminui. Em uma altitude de 3600m, a pressão atmosférica é de 0,6 atm (480 mmHg) e nosso organismo absorve cerca de 40% a menos de oxigênio.

Portanto, à medida em que a altitude aumenta, o peso de um corpo na Terra diminui, pois a distância entre o corpo e o centro de massa também diminui. Por outro lado, a força peso aumenta do Equador ao polos, devido ao formato achatado da Terra e menor distância do centro de massa.