Quanto tempo o corpo de um animal leva para se decompor?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

na natureza o corpo pode levar até 2 anos para se decompôr. Afinal, há exposição a um ambiente úmido e quente, que dá acesso de insetos carniceiros e animais; na água o processo pode levar até 10 anos. Geralmente ocorre por acidentes ou por assassinato.

Infelizmente, os animais não são eternos. A média de quanto tempo vive um gato é de 16 anos. Após esse período, é comum que os bichanos fiquem com a saúde fragilizada e mais propensos a doenças. Muitas vezes, o gatinho pode até mesmo falecer antes dessa média.

Enterrar, não!
Corpos em decomposição podem contaminar solos e fontes de água. Se o animal tiver morrido de alguma zoonose ou de doenças contagiosas (cinomose, parvovirose, leptospirose etc.), pior ainda.

O processo da decomposição de corpo após a morte consiste na transformação e é decorrente do apodrecimento dele. Ou seja, do cadáver. Ele ocorre em 5 etapas e geralmente tem duração de duas a seis semanas em temperatura ambiente.

Em ambiente abertos e se tratando de um cachorro de médio porte, a decomposição pode ocorrer entre 4 e 12 meses, sendo os ambientes mais quentes os que ocorrem a decomposição mais rápida.

Aqui, você já vai perceber os sinais de decomposição. Além disso, depois de todo o processo, o corpo passa pela esqueletização, que é como fica o corpo depois de 2 meses enterrado.

Durante a decomposição da matéria orgânica do solo são liberados carbono, nitrogênio e outros componentes. Parte destes elementos retorna para a atmosfera na forma de gás, outros componentes permanecem disponíveis para as plantas e outra parte é perdida na forma de lixiviação.

O solo humífero possui grande percentual de húmus, matéria orgânica em decomposição; também pode ser produzido por minhocas. As bactérias e os fungos se alimentam desses organismos mortos, realizando a decomposição e liberando ao ambiente nutrientes que estavam presentes nos restos dos seres vivos.

Não enterre o animal no quintal: a decomposição do cadáver do pet libera líquido rico em bactérias e substâncias potencialmente tóxicas para o solo, lençóis freáticos e poços artesianos.

Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte e desagradável odor.

De fato, a alcalinidade da cal virgem provoca um ambiente agressivo que inibe a atividade biológica que normalmente acompanha a decomposição de matéria orgânica (muito usado para cobrir cadáveres de animais, quando não se pode removê-los). Daí a expressão "colocar uma pá de cal" em um assunto.

A técnica de enterro tem algumas variações. Basicamente é cavada uma cova de 1 a 1,2 metro de profundidade, sendo que a largura e comprimento va- ria de acordo com o tamanho do animal morto. Deve-se evitar enterrar animais onde o lençol freático é próximo da su- perfície.