Quanto tempo o coração leva para voltar ao normal após atividade física?

Perguntado por: opires . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

RESULTADOS: A recuperação da freqüência cardíaca foi de 30 ± 12 batimentos no 1º minuto e 52± 13 batimentos no 2º minuto após o exercício. Os indivíduos mais jovens de recuperaram mais rápido do 2º ao 5º minuto após o exercício (r = 0,19-0,35, P < 0,05).

Na análise de desempenho, os que realizaram atividades físicas moderadas, de 150 minutos a 300 minutos semanalmente, tiveram um risco 63% menor de insuficiência cardíaca. Para os participantes que se exercitaram entre 75 minutos e 150 minutos semanais, de forma vigorosa, a chance de desenvolver a doença caiu 66%.

Na maioria das vezes, se ocorre ocasionalmente, esse fato não tem consequências. Em alguns casos, porém, pode ser sinal de um problema mais grave. O ritmo das batidas de um coração normal descansado é de 60 a 100 por minuto.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Durante ou após qualquer atividade que exija esforço físico, como corrida, vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, é normal o coração acelerar pois precisa bombear sangue mais rapidamente para garantir que o fornecimento de nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento do cérebro e dos músculos.

Paradoxalmente, o exercício poderá desencadear eventos cardíacos graves, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a morte súbita (MS)4.

Segundo Sandoval, uma boa estimativa de recuperação do nível de condicionamento físico atingido antes antes da pausa gira em torno de um período de três a cinco semanas.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

A ausência de movimento gera acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue, comprometendo a circulação e o funcionamento do coração. As consequências são refletidas no organismo e no desempenho de suas funções.

5 passos que melhoram a saúde do coração rapidamente

  1. Durma bem. Um sono reparador é essencial para repormos nossas energias gastas durante o dia. ...
  2. Exponha-se ao sol. Tomar sol, pelo menos 15 minutos por dia, é essencial para uma vida saudável. ...
  3. Consuma açúcar com moderação. ...
  4. Combata o estresse. ...
  5. Substitua o sal por temperos.

O coração de um adulto em repouso bate de 60 a 100 vezes por minuto. Exercício físico e estresse emocional podem acelerar o coração para 200 ou mais pulsações por minuto. Porém, um coração saudável retoma os batimentos normais ao ficar em repouso.

Os melhores nutrientes para um coração saudável são os ácidos graxos, as fibras e a vitamina C, por exemplo.
...
Ácidos graxos essenciais: Ômega 3 e ômega 6

  • Vegetais de folhas verdes;
  • Óleo e sementes de linhaça;
  • Peixes de água salgada.

A insuficiência cardíaca pode ter cura, mas isso vai depender das causas, estágio da doença e tratamentos. Atualmente, com o avanço das tecnologias e estudos acerca da enfermidade, é possível reverter o quadro. Para que isso aconteça o paciente deve seguir as indicações à risca, sem qualquer alteração.

O excesso de peso causa uma sobrecarga ao coração e ao sistema cardiovascular. Isso porque, quanto mais peso, maior é o esforço do coração para bombear sangue para o organismo inteiro. Afinal, para manter tudo funcionando bem, o coração precisará bater mais rápido e mais forte do que o normal.

Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.