Quanto tempo o consumidor pode ficar esperando na linha?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quando o consumidor entrar em contato com call center e optar falar com um atendente, a solicitação deve ser atendida no máximo em um minuto, segundo a portaria que regulamenta o Decreto Presidencial nº 6.523, de 31 de julho, elaborada pela Comissão de Redação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

§ 1º Para os fins desta Lei, entende-se como tempo razoável de atendimento, o prazo máximo de quinze minutos em dias normais e de trinta minutos em dias precedentes ou posteriores a feriados prolongados.

A lei do call center. O decreto de 2008 veio regulamentar a Lei nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor, fixando normas gerais sobre o SAC.

Conclusão. Pelo exposto, podemos concluir que é razoável dizer que o consumidor tem prazo de 30 dias para buscar o bem. Não indo recuperá-lo, a empresa não pode apropriar-se ou alienar o bem. Contudo, é válida multa, desde que estipulada em valor razoável.

Agora, vamos em detalhes essas dicas:

  1. Ofereça canais de autoatendimento. ...
  2. Crie fluxos de trabalho otimizados. ...
  3. Desenvolva respostas automáticas. ...
  4. Treine muito bem a equipe de atendimento. ...
  5. Acompanhe de perto o SLA.

O operador de telemarketing tem direito a 30 dias de férias, que deverão ser pagos com o terço constitucional. Além disso, o pagamento das férias deve ser realizado com 2 dias de antecedência, ou seja, 2 dias antes do empregado entrar de férias.

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

A carga horária telemarketing permite hora extra. Isso ocorre quando existe um excedente das seis horas máximas trabalhadas na jornada desse profissional. No entanto, o número de horas extras não pode ultrapassar as duas horas diárias. Sendo assim, o profissional de telemarketing pode trabalhar 8 horas no máximo.

Por lei, estes serviços devem prestar atendimento prioritário às pessoas com deficiência física, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

É constitucional a lei municipal que regulamenta o tempo máximo de clientes em espera em filas de instituições bancárias.

São elementos materiais que podem gerar essas faltas: a pouca produção, os atrasos frequentes, as faltas injustificadas ao serviço, a produção imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funções.

O abandono de emprego é outra espécie de justa causa com previsão legal e bastante comum nesse setor. Para ser aplicada, deve o empregador comprovar que o trabalhador tem real intenção de abandonar o emprego. Além disso, é preciso demonstrar que o empregado faltou por mais de 30 dias de forma injustificada.

O trabalhador de telemarketing não pode trabalhar aos domingos e feriados, de forma parcial ou total. Essa regra não vale para empresas autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego; Caso o profissional tenha que trabalhar domingo e feriado, deve ser concedida folga de pelo menos um domingo a cada mês.