Quanto tempo o cisto pode atrasar a menstruação?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Pacientes com ovários policísticos geralmente apresentam atrasos menstruais de 2-3 meses e encontram dificuldades para engravidar por falta de ovulação.

Gravidez ovariana
Acontece quando a implantação do embrião ocorre no ovário e pode se confundir com um cisto.

Uma menstruação pode ser considerada realmente atrasada quando ultrapassam 7 dias da data esperada da menstruação. Para as mulheres que estão passando por atraso menstrual e se questionam se menstruação atrasada pode ser gravidez, é possível realizar testes de farmácia ou exames de sangue para detectar a gestação.

Como identificar o cisto no ovário? A forma mais eficaz para identificar um cisto no ovário é por meio do ultrassom transvaginal, pois nem sempre é possível a detecção ao exame de toque.

Alguns cistos e tumores ovarianos também são produtores de hormônio HCG e podem interferir no resultado do teste de farmácia, indicando um falso positivo.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.

No teste do cotonete o que deve ser observado é a cor e a consistência da secreção, que indicará se a menstruação está próxima ou não. Dica Importante: Na hora de identificar a gravidez, utilize um teste de qualidade, com uma sensibilidade de pelo menos 10mUI.

Os cistos no ovário impedem a gravidez. Mito. É muito raro um cisto ovariano causar infertilidade, mas ele pode dificultar a concepção devido às alterações hormonais que provoca. É recomendável que a mulher faça o acompanhamento do cisto ovariano antes de tentar engravidar.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

Conforme o cisto cresce, os sintomas podem incluir:

  • dor incômoda na parte inferior das costas ou coxas.
  • pressão, inchaço.
  • dor na parte inferior do abdômen.
  • dor durante a relação sexual.
  • problemas de bexiga ou intestino.
  • sangramentos ou manchas.
  • ganho de peso.

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Teste Negativo Após Atraso Menstrual
Em geral um atraso de até 15 dias pode ser devido a um ciclo sem ovulação, ovulação tardia ou mesmo bebês danadinhos que levam mais tempo para a nidação.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização.

Entre os sintomas de gravidez que a pseudociese pode produzir estão:

  • Aumento do volume abdominal.
  • Enjoos matinais.
  • Ausência de menstruação.
  • Aumento dos seios.
  • Produção de leite.
  • Sentir movimentos fetais.
  • Ganho de peso.

Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

A maioria dos tumores malignos de ovário não se apresentam somente como cistos, eles têm características diferentes além do acúmulo de líquido (cisto) no ovário e são identificados habitualmente por um exame de ecografia por tumores sólidos – císticos nos ovários”, explica a ginecologista.

O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.

Isso acontece porque o folículo que cresce dentro do ovário não cresce muito e não recebe o óvulo, tornando-se um cisto – ou seja, se não há ovulação, não há menstruação. Por isso, em alguns casos, as pacientes podem tomar remédios para estimular a ovulação e voltar a menstruar normalmente.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Além da gravidez, estresse, ansiedade, fatores nutricionais, patologias e práticas esportivas também podem gerar atraso da menstruação.