Quanto tempo o cartão pode ficar bloqueado?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Alguns bancos podem levar até 5 dias úteis para liberar novamente um cartão bloqueado. Esse prazo pode aumentar caso, após o processamento da regularização que gerou o bloqueio, exista a necessidade de uma reanálise cadastral.

Ou seja, se seu cartão estiver bloqueado por alguma falta de pagamento em suas faturas, é só fazer o pagamento e aguardar até que a gente receba essas informações e desbloqueie o cartão automaticamente. Por procedimento do Banco Central, o prazo de reconhecimento para pagamento de boletos é de até 3 dias úteis.

Quando um cartão é bloqueado, não é possível realizar transações com ele até que seja feito o desbloqueio. Já um cartão cancelado não pode ser ativado novamente. No caso, ao cancelar um cartão, é necessário ter em mente que não será possível recuperá-lo mais.

A operadora programa esse bloqueio de forma automática após três tentativas, também por motivos de segurança. Afinal, o cartão pode ter sido roubado, o usuário ter sido vítima de fraude ou o cartão estar sendo usado indevidamente.

Uma vez que a dívida não foi paga e o cartão de crédito foi cancelado, não existe mais a possibilidade dele ser reativado. Para ter um novo cartão de crédito será preciso quitar a dívida, aguardar pelo menos 6 meses e só depois realizar um novo pedido no mesmo banco.

O principal procedimento é ir até a agência para solicitar o desbloqueio junto ao gerente. Outra forma muito comum, principalmente para clientes de bancos digitais, é acessar o aplicativo e solicitar o desbloqueio imediatamente.

No entanto, o prazo para desbloquear o cartão de crédito vai variar conforme a instituição que fez a emissão, e pode ser de 60 dias, 90 dias ou até mesmo 6 meses. Caso o cartão não seja desbloqueado durante o prazo estipulado pela emissora, ele será automaticamente cancelado.

Verdade. O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

Limite disponível tem, mesmo assim, obrigada pela informação. Mas se está bloqueado, não adianta ter limite disponível. Quando desbloquear, você poderá usar o PIX crédito tranquilamente.

O cartão depois de cancelado é bem difícil de conseguir a liberação, mas não é totalmente impossível, será preciso aguardar uma nova reanálise de crédito.

Nessas situações, a instituição financeira pode bloquear o cartão temporariamente para proteger o titular contra possíveis fraudes. Além disso, se o cliente excede o limite de crédito ou acumula dívidas significativas sem efetuar os pagamentos, o banco pode bloquear o cartão até que a situação seja regularizada.

A funcionalidade é acionada pelos próprios aplicativos do banco. No caso do Itaú Cartões, é preciso acessar a aba “Serviços”, escolher a opção “Bloqueio Temporário” e selecionar um cartão. Em seguida, basta acionar a opção “Compras Online” para bloquear o uso do cartão físico para transações pela internet.

É 1 dia só, mas se o prazo é de 60 dias.

Como houve o atraso no pagamento da fatura, pode ocorrer do Nu cancelar a função de crédito da sua conta. Por hora, esse processo é irreversível, significando que o produto cancelado fica vinculado a seu perfil e por enquanto não é possível reativar o cartão.

A verdade é que vários motivos podem levar o banco a fazer isso. Seja pelo não pagamento das faturas, ultrapassagem do limite ou vencimento do cartão, por exemplo. Existe, ainda, o bloqueio por segurança, que evita a possibilidade de terceiros realizarem fraudes e clonagem.

Mas quais são os tipos de bloqueios que podem ser realizados na conta? O bloqueio pode ser realizado pelos seguintes motivos: CPF irregular, Ordem judicial, Suspeita de lavagem de dinheiro, Comprovação da origem do dinheiro, Atividade Ilegal e Sonegação de Impostos.