Quanto tempo o cachorro se apega ao dono?

Perguntado por: ajesus6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Muitos cães precisam de pelo menos três semanas na casa nova até começarem a relaxar, sendo que os mais sensíveis e delicados podem requerer uns bons três meses.

Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio. Confira alguns possíveis motivos de por que o cachorro segue o dono.

Quando o cachorro fica doente de saudade, ele passa a sofrer uma depressão canina, então não reage mais aos convites para brincar. O pet prefere ficar no seu cantinho, deitado, então não é difícil notar nele um estado de humor triste e abatido. Ele perde o apetite, mesmo ao oferecer uma guloseima que ele adora.

Então sim, o cachorro sente falta do dono quando é doado ou quando o tutor falece.

Como dizer eu te amo para um cachorro? 8 ótimas formas

  1. Carinho nas orelhas. ...
  2. Mantenha o contato visual. ...
  3. Ofereça petiscos e agrados. ...
  4. Durma com o seu pet. ...
  5. Abrace o seu cão. ...
  6. Passe tempo de qualidade brincando com seu pet. ...
  7. Converse com as sobrancelhas levantadas. ...
  8. Dê comida na mão para o seu pet.

O cachorro pode dormir no quintal sem problemas, desde que tenha um ambiente pensado especialmente para ele. Ele precisa ter uma casinha, caminha, potinho de água e brinquedos. Além disso, o cantinho para cachorro no quintal deve ser protegido do calor, do frio e da chuva.

Cães conseguem, sim, se lembrar dos antigos donos depois de serem doados. Mas se isso vai durar por 3 anos ou 10, é uma variável realmente difícil de prever. Todavia, se o cachorro era daqueles que ficava em segundo plano, talvez ele realmente não se lembre de você.

Entretanto, a maioria dos cães, ao ficarem muito tempo sozinhos, tendem a desenvolver um determinado tipo de comportamento, já que estão acostumados a viver em grupo”, conta Malu. A falta do dono pode se manifestar de diversas formas, como em móveis roídos, peças derrubadas e até tristeza e apatia.

Falta de atenção e tédio também deixam um cachorro triste. Se você não puder associar a tristeza do seu pet a alguma dessas situações, vale a pena levá-lo ao veterinário para verificar se ela não está ligada à algum problema de saúde.

São animais sociáveis
No passado, os cães viviam em matilha e, por mais que a sua domesticação tenha ocorrido há muuuitos anos, essa característica deles praticamente não mudou. Por isso, dormindo com você, o cachorro se sente acompanhado, protegido e também um protetor, como se estivesse em um grupo mesmo.

Mas por que será que isso acontece? Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Existem alguns sinais que podem indicar que o cão está triste, como desinteresse para fazer as atividades de que gosta; perda de apetite; lambedura excessiva; semblante de apatia. Algumas situações afetam muito o emocional dos cães, como a perda de um companheiro canino, mudança de rotina e solidão.

Em geral, cachorro feliz costuma manter uma postura relaxada na maior parte do tempo. Isso inclui a posição das orelhas e do rabo, que costuma ser mantido em posição de descanso (exceto, é claro, quando o pet está muito feliz, como quando você chega em casa).

Isso também acontece com os cães: eles conseguem sentir emoções básicas e universais, como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e, sim, cachorro sente amor, principalmente quando nos olha.

Cães com ansiedade de separação costumam ficar muito agitados quando percebem que o dono está para sair, latem ou choram para chamar a atenção, além de seguirem o dono pela casa inteira e às vezes até começarem a tremer e puxar pelas roupas dos humanos para “convencê-los” a ficar.