Quanto tempo o benefício fica bloqueado para empréstimo?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

E nos demais casos, o prazo para conclusão do bloqueio ou desbloqueio é de 30 dias. Porém, realizando o procedimento pelo Meu INSS, o procedimento pode ser quase instantâneo.

Por que os bancos suspenderam o empréstimo consignado do INSS? A suspensão da oferta do crédito consignado do INSS foi um movimento conjunto de alguns bancos do país que decidiram deixar de oferecer o empréstimo após a queda dos juros definida pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) na segunda-feira (13).

E quem não pode fazer um empréstimo consignado?

  • Quem possui margem consignável negativa ou zerada;
  • Pessoas autônomas;
  • Estagiários;
  • Quem recebe benefícios temporários do INSS (auxílio-doença, salário-maternidade etc);
  • Quem tem menos de 18 anos ou mais de 80 anos.

Após receber o Cartão do Auxílio Brasil, é importante desbloqueá-lo o mais rápido possível. O prazo para realizar o desbloqueio pode variar, mas geralmente é de 30 a 60 dias após o recebimento do cartão.

Sendo assim, o representante legal pode solicitar o empréstimo consignado em nome de seu representado, ainda que este seja menor de idade.

Para aposentados e pensionistas do INSS, a emissão do extrato de empréstimo pode ser feita online pelo site ou aplicativo Meu INSS. É importante lembrar que as informações precisam estar atualizadas para não haver divergência nos valores, causando um possível erro ou cancelamento da contratação.

O Poder Executivo editou a Medida Provisória 1106/22, que libera aos cidadãos que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou participam do Programa Auxílio Brasil o acesso ao empréstimo consignado, modalidade de crédito até então limitada a aposentados e pensionistas do INSS e a servidores públicos.

96

Prazo máximo do consignado SIAPE
O prazo máximo para pagamento do crédito consignado para servidores públicos federais é de 96 parcelas, o equivalente a 8 anos.

Prazo atual para desbloqueio
E nos demais casos, o prazo para conclusão do bloqueio ou desbloqueio é de 30 dias. Porém, realizando o procedimento pelo Meu INSS, o procedimento pode ser quase instantâneo.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

A suspensão do consignado do INSS foi revelada pelo g1 e confirmada pelo InfoMoney. A reportagem procurou o Itaú Unibanco (ITUB4), o Bradesco (BBDC4), o Santander (SANB11), o Banco do Brasil (BBAS3), a Caixa Econômica Federal e o Banco Pan (BPAN4).

Estar recebendo as parcelas há menos de 90 dias (mínimo de 3 parcelas recebidas); Não receber o auxílio a partir do crédito em conta; Possuir alerta de não comparecimento à convocação do Ministério da Cidadania.

Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária. Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.