Quanto tempo o bebê tem que tomar banho de luz?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Mesmo assim, bebês com menos de seis meses podem tomar o banho de sol, que deve durar de cinco a dez minutos no corpo todo ou 30 minutos apenas no braços e pernas. Já que não podem usa protetor solar, o ideal é que fiquem expostos entre 7h e 10 h da manhã ou após às 16h, quando a incidência dos raios solares é menor.

Banho de luz – Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL. Quando ela surge antes das 24 horas após o nascimento, é preciso ficar atento para possíveis causas não fisiológicas.

Desse modo, devido a imaturidade do pequeno fígado do recém-nascido, há maior taxa de produção do que de eliminação de bilirrubina. Esse pigmento, então, acumula-se nos tecidos, conferindo a cor amarelada ao bebê.

De forma geral, os olhos ficam amarelados quando os níveis séricos de bilirrubina estão entre 2 a 3 mg/dl. A face torna-se amarela com valores entre 4 e 5 mg/dl, o tronco por volta de 10 mg/dl e corpo inteiro com mais de 15 mg/dl.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

Depois que o bebê nasce, todos esses os glóbulos vermelhos não são mais necessários, são destruídos, gerando grande quantidade de bilirrubina. Como seu fígado pode não estar totalmente desenvolvido para processar toda essa substância, mais bilirrubina que o normal permanecerá no seu corpo.

Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia. A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Outra importante medida de prevenção da icterícia é o banho de sol. “Indicamos não só a bebês com icterícia, mas a todos os recém-nascidos. Além de prevenir o sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

Efeitos colaterais da fototerapia
Entre os possíveis efeitos colaterais estão as queimaduras leves, que normalmente podem ser resolvidas alterando a dosagem de UV, coceira, sinais de envelhecimento na pele e um risco aumentado de câncer de pele.

Esse quadro pode ocasionar sequelas irreversíveis, como alterações na arcada dentária, retardo cognitivo, comprometimento motor e até mesmo paralisia cerebral. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer indício de icterícia no bebê e procurar orientação médica o quanto antes.

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Seu tratamento, se iniciado já nos primeiros sintomas, é eficaz. Entretanto, a demora no diagnóstico pode ocasionar danos irreversíveis, inclusive, cerebrais.

Para a prevenção da ancilostomose, é necessário ter hábitos de higiene, como andar sempre calçado, lavar bem as mãos após ir ao banheiro, antes de se alimentar e no preparo dos alimentos, lavar bem os alimentos, entre outros.

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

A icterícia do leite materno deve ser distinguida da icterícia do aleitamento, relacionada a baixo aporte de leite, que ocorre nos primeiros 7 dias de vida, resultando em perda excessiva de líquidos e peso.

Icterícia Neonatal
Mais de 50% dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar, mas é preciso falar com o pediatra.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.