Quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma fralda?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Deixar o bebê a noite toda com a mesma fralda não é recomendado, pois o risco de assadura, dermatite e infecções que a fralda suja pode causar é bem alto, sendo perigoso para a saúde do bebê.

Esta é uma dúvida comum entre muitas mamães e a resposta varia. Caso seu bebê seja um recém-nascido a orientação é não deixar o bebê dormir só de fralda e vestir o bebê com uma roupinha leve. Isto porque os bebês recém-nascidos perdem calor com maior facilidade e podem passar frio e até sofrer uma hipotermia.

Cuidados com o recém-nascido nos dias de calor
Evite vestir o bebê com roupas justas no Verão. Peças muito apertadas podem deixá-lo com calor e provocar brotoejas. Recomenda-se o uso de peças dois tamanhos maiores do que o tamanho usual do bebê. Acessórios como laços e faixas também podem incomodá-lo nos dias quentes.

Assim como o desfralde diurno, o noturno também é individual e esse processo deve ser respeitado, sem pressão, para que ele não ocorra antes do tempo. Acordar vários dias com a fralda seca pode ser um sinal para que a família inicie a retirada das fraldas da noite.

Quer escolher a melhor fralda descartável para usar no bebê de dia e de noite? Então, precisa colocar na sua lista a fralda Cremer Baby Care. A fralda possui um super gel absorvente que consegue conter o retorno do xixi e assim, a criança se sente mais confortável, mesmo com a fralda cheia.

Os pés dos bebês são sensíveis e quando em contato com o sapato durante longo tempo pode machucar e apagar a impressão digital. Já os bebês podem ficar sem meia quando tiverem entre 10 a 18 meses, no período em que começam a andar, como eu disse acima, há muitos benefícios para o bebê ficar sem meia no dia a dia.

Segundo especialistas, não é muito indicado deixar o bebê só de fralda quando ele for recém nascido, o recomendado é por pelo menos uma regatinha leve. Pois, qualquer ventinho pode deixá-lo doente com mais facilidade.

De três e seis meses
Por isso, é importante vestir o pequeno com luvas e meias grossas, itens que auxiliam no aquecimento das extremidades do corpo. Também levando em conta a questão da mobilidade do bebê, é recomendável evitar botões e outros adereços.

Uso da Fralda: Diurno e Noturno. Tempo de Proteção: 12 horas.

Segundo os especialistas, o primeiro sinal de desfralde começa quando a criança passa a se sentir incomodada por estar molhada de xixi ou suja de cocô e começa a verbalizar isso.

Prefira roupas fáceis de vestir, para facilitar trocas de fralda durante a madrugada. O mais indicado também são peças 100% algodão, pois elas permitem que a pele respire, ao contrário do plush, por exemplo, que pode deixar a criança suada.

Além disso, não há necessidade de fazer o desfralde noturno junto com o diurno, pois esse processo depende de como o seu filho lida com a situação. Por isso, se o pequeno já tem mais liberdade e consciência para não usar fraldas durante o dia, aí sim vale a pena começar a fazer a retirada também à noite.

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Posso deixar o bebê em um ambiente com ventilador ligado? Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.