Quanto tempo o bebê pode dormir com travesseiro?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.

Insira as flores secas de camomila dentro do tecido. Costure a última parte. Insira dentro da fronha. Retire e descarte quando não houver mais aroma e substitua por um novo.
...
Materiais:

  1. Dois quadrados de cerca de 15 cm de tecido para costurar.
  2. Flores secas de camomila.
  3. Linha e agulha.

A Síndrome da morte súbita é a principal causa de morte entre bebês de 1 mês a 1 ano de idade e permanece imprevisível, apesar de anos de pesquisa.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

Quando e qual usar? O travesseiro pode ser colocado no berço a partir do primeiro ano de vida, que é quando a criança já tem a musculatura do pescoço forte e a capacidade de tirar o travesseiro, caso se sinta incomodado por algum motivo. No entanto, existem algumas recomendações.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

Nos primeiros meses de vida não é necessário colocar travesseiro no berço para o recém-nascido. O ideal é que ele durma em uma superfície firme, plana e macia, para melhor acomodação da coluna. Quando o bebê atingir seus seis meses de vida, ele já pode ter seu travesseirinho, daqueles pequenos e finos.

Não utilizar cobertas, travesseiros ou colchões que possam fazer com que o bebê afunde ou se sufoque; Evitar bichos de pelúcia no berço enquanto o bebê está dormindo; Não agasalhar demais a criança; colocando-lhe toucas, por exemplo; Evitar a variação na temperatura, que aumenta os riscos da síndrome da morte súbita.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro aniversário, de preferência a partir dos 18 meses de idade. Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima.

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

As naninhas costumam ser usadas dentro do primeiro ano de vida do bebê, mas principalmente entre os 3 a 8 meses. Porque é nesse período que a criança está passando pela fase da “angústia da separação”, o período em que ela começa a ficar estressada quando está longe da mãe.

“O berço é o local mais indicado, já que ele deve dormir sobre uma superfície plana e firme”, explica a consultora de sono infantil Michele Melão, da Maternity Coach, com formação no Internationtal Maternity Institute (IMI). Ela alerta que o carrinho, por exemplo, oferece riscos por ser acolchoado.

Entre as principais causas da morte súbita, além da doença coronariana, estão as cardiopatias estruturais, como a Cardiomiopatia Hipertrófica e a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito. São doenças genéticas que alteram a estrutura da musculatura e da parte elétrica do coração.

Valéria Aguiar, pediatra, cita que entre as principais causas estão o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, o fato de dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – ao invés de deitar de barriga para cima, que é a posição correta —, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a ...

Seu bebê pode dormir bem no escuro? Como citamos acima, deixar o bebê dormir no escuro faz bem para a saúde e desenvolvimento do bebê, pois assim terá um sono de qualidade. Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com a luz apagada e ficar mais confortável durante a noite.