Quanto tempo o albendazol começa a fazer efeito?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 1 de março de 2023
4.4 / 5 13 votos

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

DROGADOSEOBSERVAÇÃO
Oxipirantel1g (6-8mg/kg)Repetir após 14 dias
Mebendazol100mgRepetir após 14 dias; quando há outras parasitoses associadas, usar o dobro da dose
Albendazol400mg (10kg/kg)Repetir após 14 dias

Os comprimidos podem ser engolidos com água ou mastigados. Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes.

Não tome mais do que o médico receitou. É melhor ingerir este medicamento na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

A dose única diária utilizada por três dias consecutivos teve eficácia de 86% no tratamento da teníase e de 62% na estrongiloidíase.

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

Outra patologia causada por vermes, do tipo solitária, e que atinge o sistema digestivo é a teníase. Ela pode ser assintomática, ou não, e aí se manifesta como desinteria, vômitos, enjoos e leva à perda de peso.

O medicamento age eliminando os vermes e parasitas do corpo do paciente, matando-os e, assim, acabando com a infecção.

Dizem que o remédio de verme só deve ser tomado na lua minguante, é verdade? Sim existe este conceito, mas é puramente um mito ou crendice popular. Se este medicamento foi prescrito por um pediatra pode usá-lo em qualquer época do ano.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

O albendazol pode ser tomado durante ou após as refeições, ou de estômago vazio.

De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.