Quanto tempo o adubo fica no solo?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Isto determina que os nutrientes móveis no solo e facilmente lixiviáveis, como o nitrogênio e o potássio, devem ser aplicados para estarem disponíveis após os primeiros 30 dias. A eficiência de absorção dos nutrientes pela planta diminui a partir dos 54 dias, sendo inadequada sua aplicação após esse período.

Para aproveitar melhor os nutrientes do adubo líquido, sugerimos não armazenar por mais de 3 meses. Você perceberá que no momento da retirada, ele não tem cheiro algum… mas quanto mais tempo engarrafado, mais forte será o cheiro.

Os adubos orgânicos são liberados lentamente, demoram cerca de quinze dias para degradar e ficarem em condições de serem assimilados pelas plantas, mas em compensação, têm uma ação prolongada.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

O adubo é um alimento para o solo feito de matéria orgânica decomposta (vegetal ou animal). Ele funciona enriquecendo o solo com minerais e vitaminas, especialmente, nitrogênio, fósforo e potássio. Além disso, deixa o solo mais leve e fortalece a resistência das plantas.

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado — após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nessas condições faz com que grande parte do fertilizante seja perdido. Ao aplicá-la em solo molhado, a ureia acaba evaporando, já que ela reage com a água presente no solo ou no substrato.

A dose de N recomendada para cobertura deve ser aplicada após 25 dias do plantio. Caso o solo seja arenoso, a dose deve ser parcelada em duas aplicações, uma aos 20 e outra aos 40 dias após o plantio.

A adubação pastagens deve ser feita no final do período das chuvas (fevereiro a março), quando as condições climáticas ainda são favoráveis para que as forrageiras respondam à adubação.

Pode-se aplicar, por cova, de 10 a 20 litros de esterco de bovinos ou 5 a 10 litros de esterco de aves ou ainda 1 a 2 litros de torta de mamona. Juntamente com o adubo orgânico adicionar até 200 g de superfosfato simples, se houver recomendação de adubação fosfatada para o pomar.

É recomendado adubar a cada três meses, intercalando adubação orgânica e inorgânica.

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

A primeira seria entre 15 e 20 dias e a segunda até 35 dias da emergência das plantas.

Como fazer adubação corretamente na lavoura? Confira 7 dicas!

  1. Conheça os diferentes tipos de adubos. ...
  2. Prepare o solo. ...
  3. Analise o nível de fertilidade do solo. ...
  4. Faça o manejo correto dos nutrientes. ...
  5. Considere o sistema de produção. ...
  6. Use a quantidade certa de produtos. ...
  7. Observe as soluções da agricultura de precisão.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.