Quanto tempo o ácido tranexâmico começa a fazer efeito?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Quanto tempo o ácido tranexâmico leva para fazer efeito? De acordo com pesquisas realizadas, o resultado utilizando o ácido tranexâmico para o melasma pode aparecer a partir de oito semanas de uso³.

O Ácido Tranexâmico é um análogo sintético da lisina, um aminoácido importante para diversas funções do organismo humano. Esse ativo reduz a ativação da plasmina, que é uma substância responsável por ativar processos inflamatórios e estimular a produção de melanina.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

O ácido tranexâmico é um derivado sintético de um aminoácido chamado lisina e que tem efeito antifibrinolítico¹. Isto significa que ele inibe o processo que dissolve os coágulos de sangue, reduzindo o sangramento7.

Ácido tranexâmico é geralmente bem tolerado. Raramente, podem ocorrer reações gastrintestinais como náuseas, vômitos e diarreias, que regridem com a diminuição da dose. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

O ácido tranexâmico promove, assim, maior estabilidade do coágulo. Não se aplica. A biodisponibilidade oral é de 34%; a meia-vida plasmática é de, aproximadamente, duas horas e os níveis terapêuticos são mantidos por 6 a 8 horas.

O ácido tranexâmico pode ser usado de manhã? Pode sim! Produtos com ácido tranexâmico podem ser usados de dia, mas seu uso deve ser associado com o protetor solar com FPS acima de 50, como em qualquer pele com manchas, independente do seu tipo.

A dose recomendada é de 15 a 25 mg/kg, isto é, 2 comprimidos de 250 mg, duas a três vezes ao dia.

Os efeitos colaterais observados foram dores de cabeça, mal-estar e náusea, desconforto gastrointestinal, congestão, dormência nas pernas, hipomenorreia e hipermenorreia. Os pacientes que experimentaram efeitos colaterais desagradáveis interromperam o uso de TXA oral e tiveram seus sintomas aliviados.

Se você está se sentindo incomodada com seu fluxo, marque uma consulta com seu médico. Por meio de exames ele vai poder te explicar direitinho as causas do seu fluxo menstrual intenso e indicar o tratamento mais recomendado para o seu caso.

A terapia com ácido tranexâmico deve ser instituída logo após o início do sangramento intenso. Nos casos em que o aumento do fluxo já é previsto, deve-se iniciar o tratamento no 1º dia do ciclo. Se o fluxo for reduzido a um nível aceitável, sem efeitos colaterais, o tratamento pode ser repetido indefinidamente.

Você pode esperar coágulos nos dias de fluxo mais intenso da menstruação. Os coágulos geralmente se formam se o sangue ficar acumulado no útero ou na vagina antes de sair. Se você tiver coágulos maiores do que cerca de uma polegada ou 25 mm de comprimento, é melhor conversar com profissionais de saúde.

No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema. São vários os fatores que podem influenciar nos escapes, principalmente se o anticoncepcional for de baixa dosagem hormonal.

Mas se você já usa pílula indicada por um ginecologista, é possível atrasar a menstruação emendando duas cartelas de anticoncepcional. Quem faz uso de anticoncepcional normalmente fica menstruada na pausa entre as cartelas, quando os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e as paredes do útero descamam.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

O ácido tranexâmico é um ativo novo que atua de forma diferenciada dos demais, ele age na via inflamatória, inibindo o estímulo pigmentar proveniente da inflamação e mais recentemente descobriu-se que ele também atua sobre a vascularização muito ligada às lesões do melasma.

Ácido tranexâmico - contraceptivos combinados Contraindicado O uso simultâneo de Ácido Tranexâmico e contraceptivos combinados pode resultar em um risco aumentado de eventos trombóticos.