Quanto tempo o ácido fólico faz efeito?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

O Ácido Fólico é um medicamento bem tolerado nas doses recomendadas, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal, flatulência e reações alérgicas, tais como eritema, prurido e/ou urticária.

O medicamento AFOLIC 2 mg deve ser ingerido uma vez ao dia – 1 comprimido a cada 24 horas (dose diária de 2 mg de ácido fólico).

Agora, vamos à pergunta que não quer calar: afinal, o ácido fólico ajuda ou não na hora de engravidar? É possível que você já tenha ouvido alguém falar “engravidei tomando ácido fólico” e tenha ficado com essa dúvida. A verdade é que, não, não há nenhuma evidência científica de que o ácido fólico ajuda a engravidar.

O ácido fólico ajuda a engravidar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem estudos que comprovem que o ácido fólico age diretamente na fertilidade da mulher.

Se você não tomou o suplemento de ácido fólico no comecinho da gravidez, procure não se preocupar. Os problemas que o ácido fólico previne são relativamente raros, e você certamente ingeriu naturalmente algum ácido fólico na sua alimentação e na farinha de trigo enriquecida.

ácido fólico

Entre as vitaminas para engravidar, a B9, também conhecida como ácido fólico, é uma das mais conhecidas, por seus benefícios tanto antes da gravidez, quanto durante. Ela atua na ovulação, ajudando a induzir o processo e a liberar óvulos de qualidade. Nos homens, também é importante para a qualidade do sêmen.

Qual horário para tomar o medicamento? A orientação é que se tome o ácido fólico 1 hora antes das refeições, preferencialmente antes do almoço. Caso a mulher não se sita bem por algum motivo não está impedida de tomar em outros horários, importante é não deixar de tomar.

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.

Também é possível suplementar tanto a vitamina D quanto o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico, mas é indicado consultar um endocrinologista antes de fazer uso de qualquer suplementação oral.

A ingestão de ácido fólico contribui para a prevenção de doenças ligadas ao cérebro, como depressão, demência e Alzheimer, sendo uma vitamina importante para idosos. Além disso, ele estimula a produção dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina, relacionados à motivação, concentração e memória.

A fadiga pode ser o primeiro sintoma. Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

É BOM PARA A PELE? O ácido fólico é benéfico para o funcionamento geral das células, para o seu crescimento e para a criação de novas células, atenuando os sinais do envelhecimento. O ácido fólico também hidrata a pele, protege-a do sol e pode prevenir o aparecimento de acne.

Na gravidez, a ingestão de água tem um papel importante para evitar o surgimento de infecção urinária (que em casos extremos leva a partos prematuros), e afastar os riscos de hipertensão e de retenção de líquidos, um dos principais temores do último trimestre.

Como posologia média sugere-se:
Com o fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de ferro, recomenda-se continuar com a administração de Ferro + Ácido Fólico durante mais dois a três meses após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica.