Quanto tempo Luzia viveu?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Pelas análises do cientista, ela morreu jovem, com cerca de 20 anos e há aproximadamente 11.500 anos.

Luzia: uma mulher com mais de 11.500 anos
O remanescente humano foi encontrado em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde um projeto prevê instalar a unidade a aproximadamente 900m do sítio arqueológico da Lapa Vermelha.

Luzia foi encontrada no começo dos anos 1970, por uma missão arqueológica realizada por Brasil e França. O crânio estava entre as escavações realizadas na Lapa Vermelha, localizada em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Ao ter o crânio descoberto em meio às ruínas do Museu Nacional, Luzia, a moça do Cerrado que se transformou num símbolo da brasilidade, provou que o seu destino jamais foi a escuridão. Ela morreu já faz 11.500 anos, mas parece se recusar a desaparecer. Tinha cerca de 20 anos quando sucumbiu — nunca se saberá a quê.

Resistiu 11.500 anos na fenda de uma caverna em Lagoa Santa, Minas Gerais e foi encontrada em 1970. O mais antigo fóssil humano das Américas, materializado por um crânio e um fêmur, batizado como Luzia pelos cientistas que o estudaram, revolucionou a hipótese do povoamento desta parte do planeta.

Australopithecus descoberto em caverna da África do Sul viveu entre 3,4 e 3,7 milhões de anos atrás, ultrapassando Lucy, que viveu há 3,2 milhões de anos.

Australopithecus

O esqueleto mais antigo de um ancestral humano, com cerca de 3,5 milhões de anos, foi descoberto em Sterkfontein, na África do Sul, segundo estudo publicado ontem na revista "South African Journal of Science". O achado é um Australopithecus, um gênero de ancestral do homem com características próximas às dos macacos.

RIO — Ao ter o crânio descoberto em meio às ruínas do Museu Nacional, Luzia, a moça do Cerrado que se transformou num símbolo da brasilidade, provou que o seu destino jamais foi a escuridão. Ela morreu já faz 11.500 anos, mas parece se recusar a desaparecer.

A primeira reconstrução facial de Luzia, uma mulher que viveu em Lagoa Santa (MG) há 12.500 anos, foi feita na década de 1990 pelo especialista britânico Richard Neave.

O fóssil de “Luzia”, como foi chamada a ossada da jovem encontrada nesse sítio, foi submetido ao teste Carbono 14, estimando-se sua idade. Pelas análises do cientista, ela morreu jovem, com cerca de 20 anos e há aproximadamente 11.500 anos.

Entendendo as características morfológicas do crânio como diferentes das encontradas nos povos indígenas do nosso tempo, Neves supôs que o povo de Luzia seria descendente de uma leva migratória vinda da Austrália e da Melanésia há cerca de 14 mil anos.

233 mil anos

Os mais antigos fósseis já encontrados dos seres humanos modernos (Homo sapiens) têm ao menos 233 mil anos. Conhecidos como Omo I, esses restos petrificados – parte do crânio (reconstituição acima), vértebras da coluna e ossos dos braços e das pernas – foram achados em 1967 na Etiópia, leste da África.

Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.

História da nossa PADROEIRA SANTA LUZIA
Conta-se que Luzia, pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Uma réplica de Lucy, fóssil de 3,2 milhões de anos encontrado em 1974 na Etiópia, agora ocupa o salão de pesquisa do IEA.

O crânio de Luzia estava numa caixa de metal, dentro de um armário, no térreo do museu. Encontrar todos os ossos juntos depois do incêndio foi uma grande surpresa. Os pesquisadores estavam acompanhando o trabalho de escoramento do prédio e, mexendo nos escombros, acharam Luzia. “Ninguém conseguiu segurar.

Resposta verificada por especialistas. Luzia foi o primero fóssil descoberto no Brasil em 1975 e Lucy foi o primeiro fóssil encontrado no mundo, em 1974, na Etiópia. Ambos os fósseis eram de mulheres, por isso o nome no feminino.