Quanto tempo leva uma pessoa que tem glaucoma ficar cego?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O que se sabe é que, no caso do glaucoma de ângulo aberto, tipo mais comum da doença, o paciente pode levar de 10 a 20 anos para perder a capacidade de enxergar.

É possível viver bem com o Glaucoma!
Saiba que, independente do seu tipo de Glaucoma é possível ter uma vida saudável. Mas, é preciso querer! O importante é se comprometer com hábitos mais saudáveis e realmente aprender como funciona a doença.

Eles descobriram que, em 20 anos, a probabilidade e a incidência de cegueira da população devido ao glaucoma de ângulo aberto, em pelo menos um dos olhos, tinha diminuído 25,8% para os indivíduos diagnosticados entre 1965 e 1980, e 13,5% para os pacientes diagnosticados entre 1981 e 2000.

No caso do glaucoma avançado, a doença já está causando mudanças na forma como enxerga.
...
Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  1. Perda gradual da visão lateral.
  2. Dor forte e súbita em um dos olhos.
  3. Visão embaçada.
  4. Olhos vermelhos e inchados.
  5. Náuseas e vômitos.
  6. Dores na testa.
  7. Lacrimação.
  8. Sensibilidade à luz.

Independente de ela ter diagnóstico de glaucoma, não costumamos recomendar mais do que 1 h em qualquer tipo de equipamento eletrônico (ou celular ou tablet ou outro) por poder contribuir para o surgimento de outros problemas oculares.

Glaucoma de ângulo fechado
É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

O glaucoma não tem cura, mas ele precisa e deve ser tratado. É preciso reduzir a pressão intraocular, buscando estabelecer um nível mais seguro da pressão, evitando que ela avance e prejudique a sua visão.

Quando o problema não é tratado, o glaucoma pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, o que causa uma perda progressiva no campo da visão e pode até mesmo progredir para a cegueira permanente. É por este motivo o glaucoma é um problema que deve ter toda a atenção.

Estresse em excesso e falta de controle da doença
Essas são duas situações que comprometem o tratamento do Glaucoma, aumentam o risco de seu aparecimento e contribuem para agravar o quadro de quem já tem o problema.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Entretanto, pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo fechado, considerado o tipo mais agressivo da doença, podem perder a visão completamente de um dia para o outro. Essas condições podem variar de um caso para o outro, no entanto, o diagnóstico precoce pode salvar a visão do paciente.

De acordo com especialistas, é mais ou menos assim que pacientes com glaucoma enxergam. Mas essa sensação se dá somente no estágio avançado da doença, que afeta o nervo óptico e pode atingir a visão periférica (do canto do olho) até a visão central, levando à amaurose, ou seja, à cegueira.

O glaucoma é o aumento da pressão dos olhos que leva a dano do nervo óptico e perda da visão. A necessidade dos óculos é a correção do tamanho dos olhos, portanto são coisas independentes.

O principal sintoma do glaucoma é a perda de campo visual, que muitas vezes só é percebido pelo paciente nas fases mais avanças da doença. O quadro é grave, pois se não tratado pode levar à cegueira.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

Os colírios são normalmente prescritos como primeira linha de tratamento para a maioria dos tipos de glaucoma. É essencial entender que o glaucoma não tem cura, por isso os colírios devem ser usados regularmente, todos os dias, para o resto da vida.

Sendo assim, as pessoas que têm glaucoma devem controlar os níveis e estresse, uma vez que as crises podem levar a danificação do nervo óptico, causando a perda de visão.

Dormir sobre um travesseiro em forma de cunha que eleve a cabeça em 20 graus reduz a pressão intraocular (PIO), à noite, o que pode ajudar a controlar ou a reduzir o risco de glaucoma. As informações são de um estudo, publicado no Journal of Glaucoma.