Quanto tempo leva um pé de pinha para dar frutos?

Perguntado por: avilela6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Nome popular: Pinha, Fruta-do-conde, Falsa-graviola, Condessa, Fruta-pinha, Fruta-da-condessa. Muda pronta para o plantio.

O solo ideal para o plantio da pinha deve ser leve, bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo e pouco ácido com pH em 6,2. Gosta de temperaturas tropicais e subtropicais entre 20º C a 35º C.

“Varia de espécie pra espécie, mas o ciclo da pinha costuma ser de dois a três anos.

mutilatus

marginelus e C. mutilatus figuram como as espécies mais eficientes na polinização de pinha em diferentes regiões que cultivam essa frutífera a nível mundial. Devido a sua presença nas flores com seu corpo impregnado com pólen pode-se afirmar que C. mutilatus é polinizador da pinheira na região de Palmeira dos Índios.

Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos? A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias.

No Brasil, em geral, o período de produção e de colheita da pinha ocorre durante os meses de janeiro a maio, sendo consumi- da in natura.

As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes do seu interior.

Em condições favoráveis de cul- tivo no Estado do Rio de Janeiro, essa poda pode ser realizada de dezembro a abril.

Na medicina natural, suas folhas são usadas para o preparo de chá por suas propriedades digestivas, diuréticas, laxantes e cicatrizantes.

Fruta do conde (pinha): o que é, benefícios e como consumir. A fruta-do-conde uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Para saber como plantar em vaso, é necessário contar com alguns materiais. O ideal é utilizar aqueles tradicionais, com furos abaixo do material para que a água escorra e não mate sua planta afogada. Mas, não se preocupe caso não tenha. Você pode utilizar, também, uma garrafa pet adaptada.

A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento.

Época de plantio: A pinha pode ser plantada o ano todo, mas opte por épocas chuvosas; Plantação: É possível plantar 416 mudas por hectare (espaçamento de 6 x 4 metros); Época de colheita: Ocorre normalmente entre 90 a 190 dias depois da plantação.

Os animais também são submetidos a atividades aeróbicas para movimentar o esqueleto. Com alto valor energético, o pinhão complementa a dieta de primatas, ouriços, papagaios, maitacas, gralhas e araras que vivem no zoo.

A muda de atemóia feita de enxerto é enviada com no mínimo 20cm, do torrão até a ponta da planta, produz em aproximadamente 02 anos após o plantio.

A araucária produz anualmente cerca de 40 pinhas, chegando a atingir 200 pinhas por planta. Quando plantada, árvores isoladas iniciam a produção de pinhões entre 10 e 15 anos; porém em povoamentos, a produção dá-se a partir de 20 anos.

Características gerais da pinha
É uma árvore de 4 a 6 metros de altura. Frutos: o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples.

Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro, frutifica em Fevereiro.

Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. O tamanho dessa fruta varia, e o sabor é mais adocicado.

Na natureza, a Araucária (Araucaria angustifolia), espécie florestal nativa brasileira, leva de 12 a 15 anos para produzir sua semente: o pinhão.

O que tornar os frutos de pinha totalmente pretos e ocos ainda pequenos? O enegrecimento de frutos em anonáceas pode ser resultado de vários fatores. Entre os mais comuns, está o aparecimento da doença conhecida por antracnose, que é favorecida por condições de alta umidade e temperatura.