Quanto tempo leva um pé de graviola para dar frutos?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

Características botânicas: Árvore de até 8 metros de altura, com folhas obovado-oblongas, brilhantes, medindo 8-15 cm de comprimento.

Tanto pequenos besouros da família Nitidulidae quanto espécies de maior porte da família Scarabaeidae (tribo Cyclocephalini) já foram reportados como polinizadores efetivos da gravioleira (PINTO e RAMOS, 1997; CAVALCANTE e outros, 1999).

Como adubar:
A adubação é fundamental para o bom desenvolvimento dela. Recomenda-se utilizar adubos orgânicos, como esterco bem decomposto ou composto orgânico, adicionados ao solo durante o plantio e em cobertura anualmente.

Para que serve o chá de graviola? O chá de graviola tem algumas outras propriedades muito benéficas à saúde, como auxílio na redução do colesterol, prevenção de doenças do coração, diabetes, reumatismo, infecções, pressão alta, cãibras, entre outras.

PLANTIO: Embora aceite qualquer tipo de solo, devido a seu sistema radicular desenvolvido, a planta prefere os de textura leve, profundos, bem drenados e arejados. Os melhores resultados no cultivo da graviola são obtidos em solos com elevados teores de materia orgânica e acidez corrigida.

Entre as inúmeras funções e benefícios para a saúde, o destaque fica com a redução efetiva do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, diabetes, infecções e pressão alta, por exemplo. O consumo do chá com a folha de graviola também ajuda no equilíbrio do sistema digestivo.

tâmara

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

Abacateiro: com cuidados básicos e regas diárias, o abacate pode começar a dar frutos até um ano após o seu plantio. Esta árvore pode atingir até 20 metros de altura. O abacate é uma fruta rica em vitaminas E e B e possui a chamada “gordura do bem” ou gordura monoinsaturada.

O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes.

A graviola gosta de solos bem úmidos. Para que consiga satisfazer as necessidades da planta, deve-se regá-la ela 1 a 2 vezes por dia. Tenha atenção que deve manter o terreno úmido, mas nunca encharcado. A Graviola pode ser plantada em vaso de 40 litros.

O pior não é que a graviola não tem efeito: ela deve ser evitada por quem está em quimioterapia, pois pode inclusive prejudicar um tratamento. Durante o tratamento, substâncias do chá podem ser tóxicas para rins e fígado, e podem comprometer a absorção e a eficácia dos quimioterápicos.

O consumo tanto da graviola quanto do chá da sua folha e das sementes não deve ser em excesso. Segundo a nutricionista Ivelise Rodrigues, a fruta possui algumas toxinas que podem afetar a atividade cerebral, e ainda podem causar intoxicação.

A antracnose, doença causada por um fungo, é muito comum nos pomares que se cultiva graviola. Como não tem cura, a solução é eliminar todos os frutos doentes e aplicar a calda bordalesa, produto pouco tóxico e permitido até na agricultura orgânica.

Utilize a dosagem de 10 mililitros de óleo em 1 litro de água. Também pode ser aplicada uma calda preparada com 100 gramas de fumo de corda, meio litro de álcool, meio litro de água e 100 gramas de sabão em pedra neutro. Misture o fumo com o álcool e acrescente água, deixando descansar por 15 dias para, então, coar.

Para o controle do inseto, recomenda-se aplicar uma solução à base de detergente neutro e água, seguido por outra aplicação de óleo vegetal e água. Alterne as operações, sendo um dia o detergente e no outro o óleo vegetal.

Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio.

A graviola só deve ser consumida por gestantes e mulheres que estejam amamentando com autorização de um médico, pois não existem estudos que confirmam a segurança do consumo da fruta nessas situações. Essa fruta não é indicada para pessoas com doença de Parkinson e pressão baixa.

Muda medindo cerca de 40-50 cm. Planta que produz frutos. O solo deve ser bem drenado e possuir textura leve. a graviola se dá melhor em locais com clima tropical e temperaturas que não ultrapassem 30 graus.