Quanto tempo leva um pé de acerola para dar frutos?
A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro.
Quantos litros de água um pé de acerola precisa por dia?
Segundo o supervisor agrícola de irrigação da Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, Tiago Souza, atualmente são aplicados 20 litros por planta, distribuídos em quatro irrigações diárias, de 30 minutos cada.
O que fazer quando o pé de acerola não dá fruto?
A presença de flores associada à ausência de frutificação em aceroleiras pode ser indicativo da falta de abelhas polinizadoras no local. Esses insetos são imprescindíveis para que a fruteira produza as acerolas.
Em que época do ano da acerola?
A colheita da acerola ocorre, de setembro a março, realizada manualmente. As acerolas podem ser colhidas diariamente ou alternadamente (dia sim, dia não). Quando bem manejadas, as aceroleiras produzem 20 toneladas anuais de frutos por hectare.
Qual o melhor local para plantar acerola?
Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.
Qual é o mês da florada da acerola?
A planta começa a produzir a partir do oitavo mês de plantio e a safra ocorre, na região sudeste, de outubro a abril. Durante esse período é possível colher frutos por até 30 vezes na mesma planta.
O que fazer para o pé de acerola crescer?
O pé de acerola gosta de sol pleno, pois a incidência de sol é importantíssima para a produção de vitamina C, já que a luz é fonte de energia para a fotossíntese. Quanto ao clima, saiba que a aceroleira se desenvolve muito bem em clima tropical e subtropical.
Qual a melhor época para podar pé de acerola?
inverno
A poda no pé de acerola é realizada uma vez por ano, no inverno, e é necessário cautela na hora de realizá-la para não atrapalhar a produção da fruta.
Qual a altura máxima de um pé de acerola?
Características: a Acerola é um arbusto de até 3 metro de altura, seu tronco se ramifica desde a base e apresenta uma copa densa de pequenas folhas escuras, brilhantes e esverdeadas.
O que é bom para adubar acerola?
Recomenda-se aplicar adubo orgânico no pomar, de duas a três vezes por ano, na projeção da copa. O potássio e o fósforo têm sido aplicados nas adubações de fundação, juntamente com o esterco e o calcário dolomítico.
Qual a profundidade da raiz de um pé de acerola?
(2000) analisaram o sistema radicular de três cultivares de acerola em um Latossolo Roxo e verificaram que a profundidade efetiva do sistema radicular das três variedades variou de 0,50 a 0,69m, pois nesta profundidade foi encontrado 80% do sistema radicular das plantas analisadas.
Quanto tempo para dar frutos?
Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.
O que colocar na planta para dar frutos?
O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.
Porque meu pé de acerola não floresce?
RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. Por isso, evite usar inseticidas na cultura. A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.
Quais são os benefícios da folha de acerola?
Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.