Quanto tempo leva pro pé de morango crescer e dá fruto?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

PRODUÇÃO A colheita ocorre de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e pode prolongar-se por quatro a seis meses, de abril a janeiro.

Para ser ter maior número de frutos por planta, é fundamental excelente florescimento e “pegamento” de frutos. Para isso são fundamentais os seguintes nutrientes : POTÁSSIO, BORO E ZINCO. POTÁSSIO : potássio afeta diretamente a quantidade de flores produzidas e também na viabilidade e “pegamento” das mesmas.

Depois de dar frutos, a plantação de morango em casa pode produzir mais uma ou duas vezes.

O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser bem fértil, e para isso você pode misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca. Para manter os seus morangos sempre bem nutridos, passe Fertigarden uma vez ao mês!

Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro. Pequena, a fruta é uma das opções possíveis de cultivo para o quintal de casa ou até mesmo para uma horta vertical em apartamento, mas demanda vários cuidados e muita atenção.

O ideal é que o vaso com os morangos plantados esteja em um lugar claro, que pegue o sol da manhã ou do final da tarde, média de 6 horas diárias de luz.

Solo. A terra para cultivo de morangos precisa ser preparada. Não é recomendado usar a que você tem no seu quintal. O ideal é apostar no solo arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH mais ácido, o preferido dessas frutas.

Saiba se é Preciso Podar os Pés de Morango!
Os morangueiros não precisam ser podados, mas você poderá podar, caso queira controlar o tamanho da planta ou incentivar a produção de frutos. Para podar os morangueiros, basta remover as pontas dos ramos com uma poda sanitária.

O morangueiro é uma planta perene de vida curta que atinge, geralmente, de 10 a 30 centímetros de altura.

Alguns nutrientes não podem faltar na fórmula, como o nitrogênio, o potássio e o cálcio. A aplicação prévia de calcário e a irrigação frequente também são fundamentais para que a adubação tenha efeito. Em plantios caseiros ou domésticos, a adubação orgânica equilibrada pode ser suficiente para a produção.

A manutenção do morango não é complicada. Basta manter a terra úmida, sem encharcar, regando uma vez ao dia. As podas também devem ocorrer regularmente, removendo as folhas fracas ou queimadas. Adubar periodicamente sua planta é outro passo importante para que ela cresça bela e saudável!

Dicas de manutenção
Para isso, deve regá-los uma vez por semana, antes do Verão chegar e, na altura de maior calor, basta garantir que os morangueiros não ficam com muita sede. Porém, lembre-se que quanto mais regar, maiores ficam os frutos, e menos intenso fica o sabor. O ideal é encontrar um equilíbrio.

O espaçamento recomendado para o plantio em canteiros varia de 20 cm entre plantas e 30 cm entre fileiras.

O potássio favorece o tamanho, a textura e as características organolépticas do morango (sabor, aroma, açúcares e vitamina C).

Preencha ¾ do vaso com a terra rica em matéria orgânica; Plante a muda de morango e aperte delicadamente todas as laterais para fixar a planta; Se você quiser plantar mais de 1 muda, lembre-se de deixar um espaçamento de 30cm entre as mudas; Regue diariamente, mas sem exageros.

O plantio do morangueiro é feito através de mudas. Para o plantio, devem-se obter mudas de viveiristas idôneos, produtivas e livres de doenças e pragas. As mudas devem ser produzidas em regiões altas e frias, para assegurar a qualidade.

Um dos pontos mais importantes para os cuidados dos pés de morango será a irrigação, já que deverá assegurar que recebam água constantemente, mas sem chegar a encharcá-los. Caso contrário, as raízes do pé de morango apodrecem e morrem afogadas.