Quanto tempo leva para uma traíra crescer?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

- Peso ideal ao abate: atingem o peso de abate, que é de 400 g a 600 g, em um ano de engorda. - Temperatura ideal: a temperatura ideal na fase de engorda é de 12°C a 15°C, nunca ultrapassando os 26°C.

É uma espécie que tem respiração acessória, utilizando-se do oxigênio dissolvido na água, mas principalmente do ar e, por isso, tem que subir frequentemente à superfície d´água. Pode viver mais de 18 anos.

A traíra se reproduz durante todo o ano. As fêmeas têm fecundidade relativamente baixa, que varia conforme o tamanho do peixe. Os ovócitos maduros são grandes (média = 1,5 mm). Ovos fecundados foram encontrados em posturas nas margens dos lagos de várzea.

Alimentação: Dieta predominantemente de peixes, também sapos e insetos.

A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal.

Você pode colocar até três peixes por metro quadrado de superfície do viveiro se houver boa renovação de água. Em viveiros onde praticamente não existe renovação de água, deve-se colocar apenas um peixe por metro quadrado de superfície do viveiro.

Filé de Traíra S/ Pele Cong – R$32,90 Kg.

Robison Brito fisgou uma traíra de 63 cm e 4.260 kg, no alagado do Salto Segredo, na cidade de Mangueirinha, no Paraná, utilizando uma spinner bait. O feito ocorreu em março, durante uma típica pescaria ao lado de amigos onde ele acabou ganhando o recorde na categoria All-Tackle ("força livre"), de maior peso.

O verme adulto é encontrado no esôfago, no pró-ventrículo e no intestino de aves aquáticas piscívoras.

O “verme do olho do peixe” é muito comum em peixes de água doce de várias regiões do país. Alguns exemplos são os tucunarés, matrinxãs, traíras, corvinas, carás e jacundás. Aliás todos sabem, são seres vivos e estão passíveis de serem afetados por parasitoses e terem a saúde afetada.

A tênia do peixe é um problema adquirido pelo consumo de peixe cru ou mal cozido contaminado por uma espécie de platelminto do gênero Diphyllobothrium. A doença, que também é chamada de difilobotríase, não era comum no Brasil até meados de 2003, quando se tornou mais comum o consumo de peixe cru.

Nos meses mais quentes do ano, entre dezembro e março, a atividade das traíras está no seu auge. Nessa época elas se alimentam bastante e também estão protegendo seus alevinos, após o período reprodutivo.

Esse é um peixe conhecido como jurássico, que se alimenta de peixes pequenos, de crustáceos e de anfíbios. Eles chegam a ter 3 kg e 60 centímetros de comprimento. As traíras gostam muito de águas mais quentes, principalmente acima dos 18 graus celsius, por isso, pescá-las no fim da tarde é bem propício.

Apesar de a espécie ser encontrada em todas as estações do ano, uma boa dica para pescar traíra com sucesso é se atentar às épocas de alta temporada. Os melhores meses para a pesca são entre dezembro e março, quando as traíras se alimentam com maior frequência.

Embora seja uma espécie bastante agressiva, de dentes extremamente afiados e um corpo repleto de espinhos; a carne da traíra é bastante apreciada por ser sabor marcante.

Origem do Seu Nome. Ela é conhecida por inúmeros nomes: Muçum, Munsum, Sarapó, Sarapoa, Peixe-Cobra, Moçu, Enguia de Água Doce. No Brasil o nome vem do Tupi a palavra mu'su, mu'sim que significa “escorregadio”.

O peixe Mussum possui o corpo sem escamas e uma uma só abertura branquial localizada sob a cabeça. O peixe de água doce chamado Mussum é conhecido popularmente como Enguia-do-Pântano e Cobra-D´Água. Synbranchus marmoratus.

Traíras são um tipo de peixe carnívoro que se alimenta principalmente de outros peixes. Por isso, a melhor isca para Traíra são outros pequenos peixes ou minhocas. O horário ideal para pescar Traíras costuma ser à noite ou no início da manhã, quando o peixe está mais ativo.