Quanto tempo leva para uma mosca botar ovo na comida?

Perguntado por: epaz2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Quando a mosca pousa na comida, o alimento deve ser descartado pois a contaminação por microrganismos já ocorreu. Assim, para evitar a proximidade das moscas podemos: – armazenar o lixo em lixeira fechada: superfície lisa, higienizada com agua sanitária e a lixeira também deverá ser lavada.

Na verdade, porém, as larvas nascem de ovos postos por moscas, mas estes são tão minúsculos que são invisíveis a olho nu. Sendo os alimentos em decomposição a refeição ideal para as larvas, as moscas são ótimas a encontras peças de fruta podre na sua cozinha.

18 horas

Durante sua curta vida, uma fêmea varejeira pode colocar até 1000 ovos, que eclodem em um período de 18 horas após a postura. Após saírem dos ovos, as larvas se alimentam de tudo o que veem pela frente.

Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu.

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“Evitamos com a correta higienização, não só dos alimentos como do local de armazenamento e preparo. Evitar deixar restos de alimentos em decomposição para evitar a proliferação de larvas e outros organismos, assim como manter ambientes limpos”, recomenda a nutricionista.

Com todas essas informações, fica claro que o mais indicado para evitar as larvas é a prevenção contra as moscas e, para isso, a dica mais eficaz é deixar o lixo sempre tampado, melhor dizendo, lacrado. Às vezes não percebemos, mas uma pequena abertura já atrai um mosca fêmea louca pela oportunidade de colocar os ovos.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

As fases de Ovos, Larvas e Pupas ocorrem dentro da água, por isso a importância em eliminar criadouros, evitando a proliferação de Aedes aegypti! Dependendo do clima, em condições ideais, leva de 7 a 10 dias para que o ciclo de vida se complete.

A duração da fase larval é de 120 dias e da fase de pupa é de 21 dias.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.