Quanto tempo leva para uma granada explodir?

Perguntado por: opilar2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

5 segundos

Se puxar o pino e ficar segurando a alavanca, ela não explodirá, podendo até recolocar o pino de segurança. Ao lançar a granada um percursor é acionado por uma mola, jogando a alavanca para longe e atingindo o temporizador químico, que demora de 3 a 5 segundos para explodir e detonar a carga principal.

As granadas de mão podem ser ofensivas, com raio de alcance de 5 metros, e defensivas com uma camisa de estilhaços e raio de 30 metros. As de bocal tem alcance de 150 a 400 metros, podendo ser antipessoal, com raio de utilização de 30 metros, ou anticarro, com raio de utilização de até 50 metros.

O que acontece se tirar o pino da granada e segurá-la na mão por muito tempo? As granadas atuais possuem um gatilho. Se você soltar a trava e continuar segurando esse gatilho, nada acontecerá.

Virar os pés para a granada é uma má ideia — eles não estão significantemente protegidos, e deixá-los expostos é uma ótima maneira de ter sua a artéria femoral atingida. Ferimentos nas pernas e no intestino são muito dolorosos e incrivelmente perigosos no campo de batalha.

Além disso, um decreto de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deixa explícito que guardar granada em casa é proibido e classifica esse tipo de armamento como um produto controlado pelo Comando do Exército (PCE).

Como você desarma uma granada? É um procedimento fácil e eu fiz isso várias vezes. Você só precisa separar o sistema de espoleta com o detonador do explosivo. Normalmente, isso pode ser feito desaparafusando a parte superior da granada (com o pino de segurança e a alavanca) do corpo.

De acordo com o diretor do Esquadrão Antibombas do Rio, João Waldemar, a explosão de uma M-4 (que atinge um raio de 30 metros) pode ser letal se atingir alguém que esteja a até 15 metros de distância do local da detonação. "Dentre as granadas de estilhaço, a M-4 é das mais poderosas.

Atualmente, a granada é indispensável ao soldado de infantaria, sendo aplicada para vários fins, como destruir equipamentos, desorientar o inimigo e, claro, matar. A MKII, usada pelos EUA na 2ª Guerra Mundial, foi apelidada de “abacaxi”.

Explosão da Tsar Bomb
A bomba foi lançada com o anteparo de um paraquedas, para que houvesse tempo hábil para a disparada do avião, antes da detonação. A explosão gerou um diâmetro de 70 quilômetros de destruição, com um núcleo incandescente de 4 quilômetros.

Uma granada de atordoamento, também conhecida como granada de luz e som, é um explosivo não letal usado para desorientar temporariamente os sentidos dos inimigos. Ela é projetada para produzir um clarão de luz cegante e um altíssimo barulho, de mais de 170 decibéis (dB), sem causar danos permanentes.

As granadas possuem alta dureza (6,5-7,5) na Escala de Mohs, apresentam boa resistência ao impacto e têm brilho forte e boa transparência.

Em suas especificações, a Granada possui o peso de 5 libras (aproximadamente 2,26 Kg) e 127 cm de diâmetro.

A granada apresenta fórmula química A3B2(SiO4)3, na qual a posição A aloja Ca, Mg e Fe2+ ou Mn2+ e a posição B aloja Al, Fe3+ e Cr3+, de onde se originam os membros minerais: piropo (Mg3Al2(SiO4)3), almandina (Fe3Al2(SiO4)3), espessartina (Mn3Al2(SiO4)3), grossulária (Ca3Al2(SiO4)3), andradita (Ca3Fe3+2(SiO4)3) e ...

granada - projétil de grande ou médio calibre lançado por canhões, peças, obuses ou morteiros, com efeitos explosivos, perfurantes ou de dispersão de gases… bomba - engenho explosivo de pequena ou grande potência, que rebenta por ação de dispositivos elementares (rastilhos) ou de espoletas de técnica elevada