Quanto tempo leva para uma cicatriz ficar da cor da pele?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Laser díodo vascular é um tipo de laser que melhora a textura da cicatriz por estimular colágeno. O laser aquece o tecido ajuda na cicatrização, clareamento da cicatriz e fragmenta em partículas a melanina em excesso, uniformizando o tom da pele.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Como é a cicatriz Hipercrômica? A cicatriz hipercrômica é a que possui uma coloração mais escura do que a pele, ficando em grande destaque. Nesses casos, existe uma produção excessiva das células de melanina na região ferida. Quando ela fica mais escura que a pele natural.

A duração deste processo varia de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de cirurgia, mas, em geral, o seu aspecto definitivo ocorre de 6 meses a um ano. Quando, no processo de evolução da cicatrização, forma-se uma linha mais grossa ou muito aumentada, às vezes até dolorosa.

O escurecimento de uma cicatriz se chama hipercromia (hiper = muito cromia = cor). Este termo se refere a um acúmulo de pigmentos de melanina na região da cicatriz de cirurgia plástica, podendo ser desencadeada por alguns fatores, dentre os quais se destacam: Atrito de roupas com a região. Exposição solar excessiva.

A exposição solar também é de suma importância, já que pode tornar o local de incisão mais escuro do que a pele ao redor durante o processo de cicatrização. Deve-se evitar a exposição por em torno de 60 dias e, mesmo após esse período, sempre utilizar protetor solar ou manter a área de cicatriz coberta.

O Celacyn da Under Skin é ótimo para ser usado pós-procedimentos estéticos, cirurgias, mas também para tratar queimaduras, ferimentos e cicatrizes, já que possui ácido hipocloroso com silicone, Ele atua na reparação tecidual e cicatrização, hidratando e garantindo uma recuperação mais rápida da pele.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.

Após desinchar, o ideal é não tomar sol direto na cicatriz até ela amadurecer, que acontece quando ela passa de vermelha para branca. Isso varia de acordo com o organismo de cada pessoa e pode levar de 1 até 2 anos. Nesta situação, caso precise se expor, cubra a cicatriz com protetor solar e a roupa por cima.

As cicatrizes recentes são frágeis e necessitam de tempo para se tornarem resistentes; Evite expor a área afetada ao sol. Os raios solares podem escurecer a cicatriz e causar manchas roxas irreversíveis; Siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

O corretivo verde é perfeito para cobrir aquela cicatriz vermelha, resultado de queimaduras ou acne profunda. – O corretivo lilás cobre perfeitamente cicatrizes amarronzadas, como sinais de nascimento, queimaduras de sol, cicatrizes cirúrgicas.

O corretivo verde, por exemplo, deve ser usado para cicatrizes (ou partes dela) avermelhadas. Já a cor lilás, te ajudará a camuflar tons amarronzados como manchas de melasma, por exemplo.

É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.

Óleo de rosa mosqueta
Esse óleo vegetal é um verdadeiro campeão no combate às manchas. Rico em vitamina A, também é potente na redução de linhas de expressão e cicatrizes. A melhor parte é que ele é econômico e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou perfumaria.