Quanto tempo leva para um pé de tomate dar frutos?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.

O período de amadurecimento dos frutos de tomate dura, em média, de 35 a 60 dias depois da primeira antese aos frutos. Esse tempo varia de acordo com as variedades utilizadas pelos produtores e com as condições climáticas do ambiente.

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

São plantas de 0,70 a 1,20 m de altura que possuem entre 8 e 12 pencas conduzidas em 3 a 4 hastes/planta.

Em se tratando o tomateiro para mesa, recomenda-se a primeira adubação de cobertura 15 DAT na proporção de N:P:K igual 1:4:2 ou 1:5:2. Da segunda à quarta adubação de cobertura deve-se disponibilizar apenas N:K na relação de 1:1, entre 30 e 60 DAT.

Deve começar-se a remoção quando os tomateiros apresentam uma altura entre os 30 e os 40 cm. Normalmente, nessa fase vegetativa, aparecem as primeiras flores e é comum eliminarem-se todos os rebentos que lhe estão abaixo.

Ciclo: pode variar de 95 a 125 dias, entretanto o período de cultivo é grandemente influenciado pelo clima, condições de fertilidade do solo, irrigação, ataques de pragas e incidência de doenças.

O excesso de chuva ou de irrigação e a alta umidade relativa do ar favorecem a ocorrência de doenças e prejudicam a qualidade dos frutos, porque reduzem o teor de sólidos solúveis e propiciam o crescimento de fungos na polpa'.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.

Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.

outubro

O período de safra do tomate está chegando! Em outubro já é possível encontrar mais variedades nas feiras e gôndolas, frutos mais saborosos e até mais em conta. Comer hortaliças da safra é uma prática poderosa para termos uma boa alimentação mais saudável.

Manejo da água
O tomate precisa de 2 a 7 milhões de litros de água por hectare por safra em tomateiros de alta produtividade. Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

Como Plantar Tomate
1- O Tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro.

Essa variedade é uma ótima alternativa também para quem quer plantar o fruto em casa. Segundo o coordenador estadual de olericultura da Emater, Georgeton Silveira, a profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros e a colheita é iniciada a partir de 80 a 90 dias depois do plantio.

Como cuidar de tomate
Irrigação: o tomate aprecia um solo levemente úmido, mas não encharcado. As mudas jovens podem receber água diariamente. Já as mudas maiores, devem ser irrigadas com moderação, de 3 a 4 vezes por semana. Luminosidade: o tomateiro deve receber no mínimo 4 horas de sol direto por dia.

O leite contém aminoácidos, enzimas, açúcares e proteínas que podem ser benéficas para as plantas. Assim, ele promove o crescimento de bactérias, micróbios e fungos benéficos no solo e age.

O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; pelo menos quinze dias antes. Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo, cobrir novamente com terra e regar.

Deficiências de potássio em tomate
As folhas se tornam verde-escuras, com necroses brancas ou amareladas próximo à margem das folhas mais velhas. Essas manchas evoluem para áreas necrosadas marrons em torno das margens foliares. Tomates cultivados em estufas frequentemente apresentam deficiência de K no amadurecimento.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Além do problema do ramo ladrão, temos duas outras questões importantes. A primeira é a adubação, precisamos adubar o pé de tomate antes dele florescer e também depois dele dar frutos, este último muito de nós esquecemos e isso faz com que o pé enfraqueça demais. Sempre após uma frutificação devemos adubar a planta.