Quanto tempo leva para um pé de romã dar frutos?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Após implantadas, as romãs poderão produzir alguns frutos no segundo ou terceiro ano, caso propagada por estacas. Geralmente atingem boa produção comercial em 5 à 6 anos. No décimo ano, as árvores devem ser estabelecidas e a produção geralmente aumenta para 100 a 150 frutos por árvore.

São diversas as formas de propagação de romã. Quando por brotos, basta cortar um ramo com 25 cm (ou mais) de comprimento e estimular a brotação com hormônio enraizador. Já na propagação por sementes, o produtor desconhece a variedade de romeira e o arbusto demora até 3 anos para começar a produzir.

A época ideal para plantar romã é no início da primavera no começo de setembro, por ser uma época mais chuvosa.

pessoal a sua planta ela está com problema chamado de uma doença chamada antracnose antracnose o que acontece ela dá na parte da flores e a sua flores ela começa não ter o pagamento que deveria ter então.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

As partes que podem ser utilizadas para fazer o chá da romã são a casca, o caule, as folhas e as flores.

A casca da Romã também pode ser utilizada no tratamento de outras doenças, como: Infecções na garganta. Aftas. Prevenção de influenzas (gripes)

Rega: Regue a árvore de romã quando o solo ficar seco. Quando as flores se abrem e durante o verão, as árvores precisam de mais água do que o habitual. No inverno, mantenha o solo ligeiramente úmido. Evite regar com água calcária.

Como obter mudas de romanzeira e os o uso das romãs
Pode ser reproduzida por sementes ou estacas da ponta dos galhos mais fortes e cultivada tanto em vaso quanto em solos mais profundos.

Para conservar durante algumas semanas, as romãs devem-se guardar num local fresco. Caso seja necessário preservar durante mais tempo, podem-se extrair as suas sementes e conservar no frigorífico ou até mesmo congelar.

A Muda de Romã Gigante, é uma planta rústica, tolera moderadamente a salinidade, as secas e o encharcamento. Pode ser cultivada em grande variedade de solos, preferindo os profundos e sempre sob sol pleno.

A fruta precisa de sol direto, temperatura alta e baixa umidade para se desenvolver.

A raiz é superficial e pode alcançar grandes distâncias. A planta dá origem a rebentos vigorosos que devem ser eliminados, deixando apenas os mais fortes (ou apenas um). As folhas são opostas e lisas com pecíolos curtos.

Separe as sementes e retire delas toda a fruta que fica em volta, a polpa vermelha, e plante-as em solo bem drenado, úmido e com alto teor de matéria orgânica, em buraquinhos de meio centímetro de profundidade. Recubra as sementes levemente e mantenha a umidade do vaso de forma a não secar a terra nem encharcar.

A romã também ajuda a aumentar os antioxidantes do fígado, principalmente a glutationa, destaca Karin. Ela indica o chá das folhas e das flores para proteger o fígado, aumentar as defesas e eliminação as toxinas do órgão. A fruta ainda é importante na prevenção de câncer de próstata, conclui a nutricionista.

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.