Quanto tempo leva para um pé de pera dar frutos?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A pereira só começará a dar frutos com três ou quatro anos, com um tempo estimado de produção de até 30 anos. No Brasil, o florescimento da árvore acontece em agosto e setembro, durante o fim do inverno, e as frutas, normalmente no verão, de fevereiro a março.

outono

O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

Ficha técnica da pera (Pyrus communis)
Altura: Geralmente cultivadas até dois metros, embora cresçam mais. Propagação: Habitualmente por estaquia e enxertia. Plantio: Inverno e primavera.

As pereiras são podadas quando estão dormentes, mas pelo menos duas semanas após a última geada (fevereiro-março na maioria dos casos). Nós não devemos podar quando ela estiver desenvolvendo folhas (ventosas ou brotos de água são excluídos – podemos removê-los assim que os vermos).

Assim que a árvore estiver bem estabelecida, as raízes penetrarão mais fundo no solo e exigirão menos irrigação. Porém, você deve verificar se há umidade e água antes que as folhas comecem a cair. Evite regar em excesso, pois as raízes do pé de pera não devem ficar em solo encharcado.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

Nós temos que plantar as sementes superficialmente, a uma profundidade de 1,2 polegadas (3cm) e cobrir levemente com o solo. Então, colocamos os potes a uma temperatura ambiente, perto de uma janela ampla, para que as mudas tenham acesso a abundância da luz solar.

Existem mais de 600 espécies, sendo a Pyris communis a mais conhecida. O fruto (pera) tem formato oval ou arredondado.

O cultivo ocorre principalmente em regiões com clima mais ameno, como no Sul do país, embora, a depender da variedade, pode ser cultivada também no Sudeste. A pera europeia é a mais comum no Brasil, com grande produção nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A fase de desenvolvimento floral ocorre no verão e no outono, e toda gema potencialmente pode dar origem a uma flor. A maioria das pereiras floresce normalmente todos os anos.

Por ser paroxítona — ou seja, ter a penúltima sílaba tônica — terminada em A, essa palavra não deveria ser acentuada, como tantas outras.

A pera é o fruto comestível da pereira, nativa da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, mas cresce em todas as regiões temperadas do mundo, representando uma das mais importantes frutas destas regiões.

O processo da poda em árvores frutíferas é muito importante, pois além de um recurso estético, também estimula o crescimento e aumenta sua produção de frutas. É especialmente importante podá-las corretamente para que cresçam fortes e produzam bastante.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

A árvore que produz este fruto chama-se pereira.

Normalmente começa a produzir frutos após 3 anos, principalmente entre fevereiro e março; e pode produzir até os 30 anos. Sua raiz é pivotante, com uma raiz principal grossa e bem desenvolvida; e seu tronco se caracteriza por ser bem imponente, podendo chegar a 1 metro de diâmetro.

O pé de pitaya é um cacto. Na verdade, sua estrutura é formada por uma centena de pequenos cactos epífitas (vivem sobre as árvores). Nativa do continente americano, a planta recebe esse nome por sua aparência, pois significa “fruta escamosa” em taino, uma língua da região das Antilhas.

Melhor época para plantar maçã
Seja no solo ou em vasos, a maneira mais fácil de plantar a sua macieira é por meio de uma muda enxertada – uma vez que o com sementes é bem mais complexo e com uma porcentagem menor de sucesso. O plantio com mudas enxertadas também favorece um crescimento e saudável da planta.