Quanto tempo leva para um pé de caju dar frutos?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Enquanto o cajueiro comum leva oito anos para dar os primeiros frutos, o caju-anão necessita de três anos.

A copa do cajueiro-comum pode atingir até 20 m de altura, sendo, por isso, também chamado de gigante. No entanto, é mais comum os cajueiros entre 8 m e 15 m de altura, com diâmetro da copa (envergadura) proporcional ou superior à altura.

O período de floração do cajueiro ocorre de junho a outubro e a colheita, de agosto a dezembro. As variedades cultivadas no Brasil incluem: anãs (BRS 189, BRS 226, BRS 253, BRS 265, CCP 06, CCP 09, CCP 1001, CCP 76, Embrapa 50, Embrapa 51) e a gigante (BRS 274) (Klein et al. 2020).

Pé de caju dá flor, mas não dá frutos, o que fazer? Um dos motivos comuns em cajueiros que não frutificam é a falta de nutrientes. Por isso, capriche na adubação de cobertura, optando por um bioestimulante enraizador, pois ele deixa as plantas mais fortes e ativa a produção.

Adubação orgânica
Faça um adubo orgânico para caju utilizando esterco bovino (em quantidade moderada para não salinizar o solo) ou compostos orgânicos. Você também pode fazer adubação verde com feijão de porco, feijão guandu e calopogônio.

AMBIENTE Como é uma planta de clima tropical, o cajueiro se dá bem em regiões onde a temperatura média é de 27 graus célsius. Se no local há incidência de ventos frequentes, recomenda-se o uso de quebra-ventos para proteger as árvores.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

A diversidade de plantas do cajueiro tem sido agrupada em dois tipos: o comum e o anão precoce. As plantas do tipo comum têm altura média de 5m a 8m e diâmetro da copa de 12m e 14m, com plantas em que a altura chega a 15m de altura e a copa a 20m de diâmetro.

O tipo anão caracteriza-se pelo porte baixo, altura inferior a 4 m, copa homogênea, diâmetro do caule e envergadura de copa inferiores ao do tipo comum, precocidade etária, iniciando o florescimento entre 6 e 18 meses (Barros et al., 1998).

Para que serve a folha do caju? Com a folha do cajueiro pode-se fazer chás usados de 2 formas: administração interna e externa. A sabedoria popular indica que essa bebida seja tomada (administração interna) para diminuir a pressão e os níveis de açúcar no sangue e tratar complicações intestinais (diarreia e enjoos).

O Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

A safra do caju começa em agosto, mas atinge o seu pico durante os meses de setembro e outubro, perdurando até dezembro.

primeiro ano

Poda de formação - A poda de formação deve ser realizada a partir do primeiro ano e direciona o crescimento inicial da planta. Recomenda-se que os primeiros ramos do cajueiro-anão-precoce estejam localizados a 0,50 m de altura.

A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea.

A castanha de caju crua carrega uma substância tóxica, é a toxina urushiol, a mesma encontrada na seiva da hera venenosa. Se ingerida em pequenas quantidades, a toxina pode causar alergias e inflamações nada agradáveis em nosso corpo. Já em grandes volumes, o efeito no organismo pode ser fatal.