Quanto tempo leva para um pé de abóbora produzir?

Perguntado por: svasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.

Quando e como Plantar Abóboras? Primeiramente, a plantação deve ser realizada entre março e maio, para que possa crescer durante os meses de maior calor. Após adquirir as sementes, deve efetuar covas na terra, com cerca de 30-40 centímetros de profundidade, nos locais pretendidos.

Chicória, abóbora e rabanete pode-se plantar junto
A chicória e a abóbora são espécies de muito boa relação na plantação. São variedades que podem compartilhar espaço com diferentes qualidades de plantas, sem que se prejudiquem ou representem perigo às demais.

Quanto tempo dura? As abóboras são plantas anuais, o que significa que a planta cresce, dá flores, forma frutos e depois entra em senescência, começa a murchar e morre. O ciclo completo pode durar entre 4 meses e 1 ano, dependendo das condições de cultivo.

Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.

O plantio de abóbora menina pode ser feito diretamente no local definitivo de plantio, semeando cerca de 3 sementes por cova (ou a cada 1 metro), com 2 cm de profundidade.

Quando você regar a planta, utilize uma grande quantidade de água e deixe-a mergulhar profundamente no solo. As raízes dos pés de abóbora ficam a vários centímetros para baixo, no solo, dependendo da fase de crescimento, e é importante que a água as alcance. Tente não deixar água sobre as folhas de abóbora.

O solo propício ao cultivo deve ser arenoso, profundo e bem drenado, pois a aboboreira não tolera encharcamentos. Antes do plantio das sementes, deve-se proceder à análise do solo para adubação e calagem adequadas. O adubo orgânico é o mais recomendado para o plantio das aboboreiras.

No Brasil, o plantio de abóbora pode ser feito durante o ano todo nas regiões quentes, como o Nordeste. Já nas regiões mais frias, como o Sul, o ideal é que a planta seja cultivada entre setembro e fevereiro.

As abóboras são plantas do tipo mo- nóicas, ou seja, possuem flores femininas e masculinas isoladas numa mesma planta. O ovário, a parte basal da flor feminina, desenvolve-se e forma o fruto, que é a parte comestível. Porém, para desenvol- ver-se, é necessário que a flor seja polini- zada.

Qual o espaço necessário para cultivar? Esta recomendação é bem variável, depende da cultivar em questão. A Abóbora Mini Paulista tem espaçamento recomendado de 200 cm na linha x 100 na entrelinha. Já a Abóbora Híbrida Tetsukabuto exige maior espaçamento, 300 cm x 100 cm entre plantas.

O solo ideal deve ser aquele que mantenha a umidade mas possua uma boa drenagem pois as raízes das abóboras não devem ficar em contato com a água durante todo o dia. Confira nossas dicas de como plantar abóbora na horta!

– Não deixe as abóboras em contato com luz solar direta e evitar mudanças extremas de temperatura. – Não refrigerar a menos que estejam cortadas em pedaços. Se este for o caso, enrole-as individualmente em filme plástico e leve à geladeira por até 5 dias.

Lua Crescente

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

O processo de como plantar abóbora no vaso é simples. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer o plantio. Um deles é não colocar as sementes diretamente no recipiente. O ideal é plantar as sementes em um copo plástico ou uma sementeira.

Áreas com domínio tecnológico de cultivo da cultura podem ultrapassar 20 ton/ha.

Mercado para abóbora cabotiá no Brasil
A abóbora cabotiá é o tipo mais popular no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

abóbora musquee

De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias.