Quanto tempo leva para um galho de árvore secar?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ao optar pela secagem natural, o tempo será superior a 4 meses. Como citado, não há um tempo padrão para todos os casos, é necessário verificar qual é o mais adequado para cada material e teor de umidade.

Como secar plantas
As espécies devem ser penduradas de cabeça para baixo, dessa forma a gravidade ajuda a manter a planta reta. "É preciso secar cada flor separadamente", alerta a profissional. Quando você seca o buquê todo juntinho, você favorece a umidade que é prejudicial para o arranjo seco.

Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior. Folhas secas e flores murchas também devem ser retiradas. Algumas árvores costumam produzir um ramo que se diferencia dos demais por ser grande, vigoroso e com crescimento muito superior aos outros.

Faça a compostagem de galhos ou pedaços de árvore para que o material orgânico se reaproveite positivamente para o meio ambiente (saiba mais na matéria “O que é compostagem e como fazer“). Se você não tiver essa opção, contate a prefeitura, marcenarias ou locais que aproveitem essa material como lenha.

Esse material não deve ser jogado na rua, nem junto ao lixo orgânico ou reciclável. Então o que fazer com o lixo verde? Depois de recolhida, a poda de árvore passar por um procedimento e vira adubo. Já os troncos de árvores são leiloados e usados em fornos de padarias ou pizzarias.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Seque-as ao ar livre se não precisa que fiquem planas.

  1. Não coloque as folhas em luz solar direta se quiser manter os verdes ricos da folha natural. Luz solar direta vai desbotar as cores naturais da folha.
  2. Correntes de ar de um ventilador ou janela farão as folhas secarem mais rápido.

Processos. O tempo de desidratação de cada planta varia conforme o método: no micro-ondas, as flores podem secar em menos de 1 minuto, ao passo em que de forma natural, podem levar meses, dependendo da espécie desejada — uma costela de adão, por exemplo, pode demorar mais de 60 dias.

Caso queira conservar um galho grande, acrescente cinco gotas de detergente líquido à mistura; ele ajudará a quebrar as moléculas da glicerina, facilitando a penetração na madeira. Para melhores resultados, use um detergente sem fragrância ou corantes.

Se o galho estiver sob tensão na parte de cima, ou seja, inclinado para baixo, o corte de ruptura pode fazer com que ele arranque a casca e cause danos à árvore. Para evitar isso, faça um corte de compensação, na parte inferior do galho, que está sob pressão.

A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais.

De acordo com o texto sancionado, a supressão de árvores, em propriedades públicas ou privadas, fica sujeita à autorização, por escrito, do subprefeito da região da poda. O responsável ainda pode delegar ao engenheiro agrônomo – biólogo ou engenheiro florestal – a competência para autorizar e fiscalizar os cortes.

Puxe delicadamente todas as lascas com as mãos ou com a ajuda de um objeto cortante. Além disso, remova possíveis galhos, folhas ou insetos presentes no tronco. Corte as lascas ressecadas ou deterioradas. Nessa etapa, você poderá remover a quantidade de casca desejada, de acordo com a sua preferência e objetivo final.

Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente. Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade. Deixe secando e evite o excesso de manuseio.