Quanto tempo leva para um furúnculo estourar?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

São lesões na pele, parecidas com uma espinha e que causam incômodo. Por serem causadas por uma bactéria (Staphylococcus), são infecções. Afetam o folículo piloso (lugar onde o pelo nasce). Além disso, sua evolução costuma durar de 7 a 10 dias.

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Sintomas de furúnculo
Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus. Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze.

Quais as causas do Furúnculo? No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece.

É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Furúnculo é um problema comum e que tem tratamento
No início, pode se parecer com uma espinha ou mesmo com uma lesão de foliculite comum, mas, geralmente, ele se desenvolve, cresce, aprofunda e se torna um doloroso abscesso de pus.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

No Quadro Saúde e Segurança dessa semana, vamos falar sobre o furúnculo, uma ferida que, além de causar muita dor, pode ser bastante perigosa. Causado por uma bactéria que se aloja na pele, se não for tratado corretamente, pode causar uma infecção generalizada se cair na corrente sanguínea. Confira!

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Compressas quentes e úmidas é útil para diminuir a dor e aumentar o fluxo sanguíneo para a área. Também promove a circulação e ajuda a atrair o pus para a superfície, para eventualmente estourar. Faça isso diariamente para ajudar a acelerar o processo e ajudar o furúnculo estourar e escorrer por conta própria.

Eritromicina na dose de 30 a 40 mg/kg/dia, dividida de 6 em 6 horas, tetraciclinas na dose de 20 a 40 mg/kg/dia, dividida de 6 em 6 horas ou 2g/dia para adultos, sulfametoxazol+trimetropina – 800 mg e 160 mg respectivamente a cada 12 horas em adultos.

Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele). O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como sinusite, otite média, amigdalite, bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar, broncopneumonia, cistite, uretrite, pielonefrites, furúnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados, osteomielite, bem como outras infecções, como aborto séptico, sepse ...

Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Nos casos de grandes abscessos, que não drenam espontaneamente após alguns dias, uma pequena incisão feita pelo médico pode ser indicada para acelerar o processo de cura. A drenagem médica costuma ser feita nos casos de furúnculos que: Duram mais de 10 dias.

Estes casos costumam ocorrer em indivíduos mais predispostas a infecções, como portadores do HIV, desnutridos, diabéticos, entre outros. Na maioria dos casos, não há a necessidade de drenagem. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos e aplicação de calor local, como compressas quentes.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.