Quanto tempo leva para um corpo estranho sair do corpo?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

A maioria dos corpos estranhos ingeridos passa, em até uma semana, por todo o trato gastrointestinal (TGI) sem qualquer intercorrência. Em 1% dos casos, entretanto, ocorrem complicações como perfuração intestinal2-5, principalmente quando se trata de objetos longos e pontiagudos.

Quais são os sintomas de uma perfuração do trato digestivo?

  1. Dor intensa e súbita no abdômen ou tórax.
  2. Sudorese.
  3. Desconforto abdominal e rigidez ao toque.
  4. Enjoo.
  5. Vômitos.

Ingestão de um corpo estranho: deve-se levar a criança a um serviço médico para avaliação clínica. Exames radiológicos são capazes de identificar a presença e a localização da maioria dos objetos.

Seis a oito horas para “esvaziar”
Ela explica que o estômago leva cerca de quatro a seis horas para “esvaziar” uma refeição completa e, em seguida, o intestino delgado leva cerca de seis a oito horas para espremer todos os nutrientes e esvaziar o cólon.

O Transito Intestinal
No intestino delgado, este processo demora cerca de quatro a cinco horas, sendo que no intestino grosso, a passagem é mais demorada, durando habitualmente entre 30 e 40 horas, podendo demorar até às 72 horas em indivíduos saudáveis.

Pode existir dificuldade respiratória, dor, vómitos e nos casos mais graves asfixia que pode conduzir à morte.

Deve-se remover o corpo estranho com um pinça limpa ou agulha esterilizada com fogo, depois de fria. Além disso, nunca devem ser usados canivetes ou semelhantes para esse fim. Se o corpo estranho estiver muito encravado e difícil de retirar, é preciso encaminhar a vítima ao pronto socorro.

O corpo estranho deve ser retirado com água limpa e fria ou soro fisiológico. A água do chuveiro, usando um jacto com pouca pressão, pode ser uma opção.

Perfuração intestinal é um rompimento da parede do intestino grosso ou delgado, geralmente com extravasamento do conteúdo intestinal para dentro da cavidade abdominal . Trata-se de uma eventualidade rara, mas grave, ocorrendo apenas em 1% a 3% dos pacientes com doenças inflamatórias do intestino.

Como é o tratamento da perfuração intestinal? Essa resposta é muito ampla, porque vai depender do caso de cada pessoa, mas normalmente há necessidade de cirurgia para fazer ressecção da parte perfurada, ou seja, retirar a parte do intestino que foi perfurada.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

As características do corpo estranho ingerido são variáveis, mas geralmente incluem: moedas, imãs, baterias, pequenos brinquedos, pinos, pregos, plásticos, botões e pedaços de comida5. Na maioria dos casos os pacientes são assintomáticos.

Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade para engolir. O tratamento depende do objeto engolido e se o objeto irá ou não passar pelo sistema digestivo.

Segundo a agência, o consumidor deve registrar suas reclamações sobre produtos contaminados no Procon e na vigilância sanitária local.