Quanto tempo leva para secar o leite materno depois do desmame?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Desmame Sem Risco do Leite Empedrar
Caso o bebê pare de repente e desmame por conta, você realiza a ordenha, e ao poucos diminua a quantidade e o tempo das ordenhas. Isso fará com que o leite diminua e além disso, te ajuda a não sofrer com a mama empedrada durante este período.

O passo a passo do desmame

  1. Substitua a amamentação por uma refeição.
  2. Peça para alguém dar as refeições no seu lugar.
  3. Tenha paciência.
  4. Respeite o tempo da criança.
  5. Não passe alimentos amargos ou azedos nos seios.
  6. Crie outros momentos de afeto.
  7. Desfaça o cantinho de mamar.
  8. Procure indicações de fórmulas infantis.

Não fale do desmame na frente do bebê, nem mesmo se você acha que ele não está ouvindo.
...
Dedique tempo para a criança.

  1. Brinque no chão, volte a ser criança.
  2. Inclua a criança na rotina de casa: Convide a ajudar na cozinha, limpar a sala, pendurar roupas.
  3. Mostre que confia nele. Dê pequenas tarefas, adequadas para a idade.

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

O uso de paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor (embora o ibuprofeno seja contraindicado para quem sofre de asma).

O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.

Mamilos doloridos ou rachados
Geralmente, isso acontece por que o bebê não está bem posicionado e preso no peito. Mas também há outros motivos, como disfunções orais na criança, uso impróprio de bombas de extração de leite e a interrupção inadequada da sucção do bebê ao tirá-lo do peito.

O acúmulo de leite, embora normalmente temporário, pode deixá-las doloridas, tensas e, por vezes, endurecidas. O ingurgitamento pode acontecer em qualquer fase da amamentação, mas é mais comum de ocorrer na época da apojadura, que é a descida do leite, cerca de 3 a 5 dias após o nascimento do bebê.

Como a descida do leite após o parto independe da sucção do bebê (e isso ocorre somente nesse momento!), o leite se acumula no alvéolo e fica “empedrado”. Embora que essa sensação seja passageira, costuma durar entre 24 e 48 horas, pode causar muita dor para a mãe!

Mas algumas produzem mais leite do que seus seios suportam, o que provoca a sensação desconfortável de empedramento e mamas muito cheias – uma condição denominada ingurgitamento. Embora seja geralmente temporária, pode causar muita dor nas 24 a 48 horas que costuma durar.

Normalmente são transitórios e desaparecem em alguns dias (geralmente 5-7 dias). Sugiro entrar em contato com seu médico se piora da intensidade dos sintomas ou na manutenção dos mesmos.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas mães logo no início da amamentação é quando o leite “empedra”, saiba que esse é um problema temporário.