Quanto tempo leva para se recuperar de uma decepção amorosa?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

Uma das principais causas da dor emocional, talvez seja uma das dores mais intensas (dor da alma), pois é derivada das expectativas que depositamos em pessoas, nas quais confiamos ou amamos, e de quem esperamos lealdade, fidelidade, e um tratamento justo.

Como voltar a confiar depois de uma decepção amorosa

  1. 1) Comece trabalhando sua autoconfiança. Você precisa se sentir pronta para uma nova relação, com vontade de conhecer alguém legal. ...
  2. 2) Antes de buscar, pense no que você necessita. ...
  3. 3) Deixe de lado os estereótipos. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Inspire-se e compartilhe.

Se for possível conversar com a pessoa que lhe decepcionou e se você entender que vale a pena resgatar essa relação, faça isso quando sentir serenidade suficiente. É seu direito perguntar ao outro as razões de sua atitude, é saudável revelar seus sentimentos.

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

  • Primeiro estágio: negação. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. ...
  • Quarto Estágio: depressão. ...
  • Quinto Estágio: aceitação.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Não é tarefa fácil e a dor é proporcional à intensidade e ao tempo da relação. Basta compreender: quanto mais tempo juntos, maior o vínculo e trocas energéticas estabelecidas entre o casal. Quando há intimidade, o parceiro compartilha seus medos, sonhos, fraquezas e se coloca vulnerável ao outro.

A dor das decepções é real. O nosso cérebro processa essas experiências como fatos que prejudicam o nosso equilíbrio e bem-estar. Por isso, a sensação de dor aparece e o nível de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, diminui.

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

Amor e depressão são palavras dificilmente relacionadas. Afinal, o amor remete a coisas positivas. Entretanto, o fenômeno da desilusão no amor possui impactos negativos, que muitas vezes, ocasionam no surgimento da depressão amorosa, por exemplo.

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

Aprenda a perdoar
Se você cometeu erros na relação, perdoe-se por isso. Se a pessoa que o decepcionou falhou de alguma forma, perdoe-a por isso. O perdão nos ajuda a deixar sentimentos negativos para trás, esquecer acontecimentos ruins e superar mágoas. Compreenda que todas as pessoas podem cometer erros.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

As vezes decepcionamos as pessoas que amamos por medo de sermos sinceros. Mas a amizade é simplesmente sinceridade e perdão... "Cada escolha que fazemos, decepcionamos alguém; só temos que ter cuidado para não decepcionar as pessoas erradas."

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

A decepção pode ser vista como uma informação. Talvez seja a informação de que as pessoas passem impressões erradas, ou que tiramos conclusões erradas sobre as pessoas. Talvez nos informe que as coisas mudam e nem sempre contamos com estas mudanças. Nos decepcionamos com pessoas, com situações e com objetos.

Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você.
...
Mantenha-se calmo.

  1. Respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca.
  2. Conte mentalmente até 10 devagar.
  3. Mantenha o seu rosto neutro e sem nenhum tipo expressão.

8 Dicas de como lidar com expectativas frustradas

  1. 2.1 Respire.
  2. 2.2 Medite.
  3. 2.3 Tome Ar Fresco.
  4. 2.4 Faça Atividades Físicas.
  5. 2.5 Pare de Ficar Com Raiva e Tente Ser Positivo.
  6. 2.6 Pratique a Comunicação Não Violenta.
  7. 2.7 Desapegue.
  8. 2.8 Foque na Solução.

A psicóloga Juliana acrescenta que uma das piores fases do luto é o primeiro ano após a perda, pois será o primeiro ano em que a pessoa enlutada passará os primeiros aniversários e as primeiras datas comemorativas sem a presença da outra. Essa pode ser a fase mais difícil.