Quanto tempo leva para se formar em Administração?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Segundo norma estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de administração devem ter uma carga horária mínima de 3 mil horas/aula. Normalmente, essas horas são divididas em um total de 8 semestres letivos, totalizando um total de 4 anos de duração do curso.

É um dos cursos mais concorridos do Brasil
Administração frequentemente aparece na lista dos mais concorridos tanto nas universidades públicas quanto nas particulares. O motivo para isso é a boa reputação da carreira no mercado e a possibilidade de ganhar bons salários.

5 áreas da Administração que estão em alta

  • Auditoria. Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. ...
  • Consultoria. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Finanças. ...
  • Comércio exterior.

O administrador é a pessoa que é responsável por gerenciar o funcionamento de uma empresa ou organização, seja ela do âmbito público ou privado. Ao administrador cabe o planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa.

A princípio, a duração típica da segunda graduação em Administração é de 2 anos (4 semestres), desde que seu primeiro curso superior seja correlato, da área de negócios ou de gestão.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

É possível fazer uma faculdade de 1 ano? A resposta é sim! Trata-se, na verdade, de cursos que já complementam uma formação superior. Isto é, pessoas que já têm algum diploma — de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo — podem fazer uma segunda graduação rápida.

Cursos de Gestão
Gestão financeira, gestão de RH, gestão de marketing, gestão pública, entre outros deste gênero tende a ser mais fácil também, pois são cursos de conhecimentos e mais voltados à teoria.

Gostar de Matemática e mandar bem com os números é um ponto importante, já que muitas disciplinas lidam com ela frequentemente. Algumas matérias, inclusive, têm essa disciplina como eixo principal; é o caso de Logística, Matemática Financeira e Estatística Básica.

Há muitas oportunidades disponíveis na carreira de Administração, mas os Administradores sentem a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, principalmente os recém-formados, pois muitas vezes além da falta de maturidade, justificada até mesmo pela pouca idade, falta outros requisitos como experiência ou ...

Se você tem interesse por gestão de empresas, mas ainda não sabe em qual departamento gostaria de trabalhar, o curso de Administração é uma excelente opção. Agora, se você já tem uma ideia sobre qual área pretende atuar (financeiro, por exemplo), talvez um curso tecnológico seja uma boa opção.

Sim, quem faz Administração estuda matemática ao longo do curso. Entretanto, essa formação resulta da aquisição de conhecimentos em diversas áreas, sendo que maior parte da grade curricular é composta por disciplinas das ciências humanas, como Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Os três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial/NGP.

A área de finanças costuma oferecer altos salários para os administradores. É comum encontrar profissionais da área financeira de bancos e outras empresas públicas e privadas que ganham um salário médio entre R$10 mil e R$20 mil por mês.

A seguir, confira uma lista com os 10 cursos de pós-graduação em Administração que costumam ser mais procurados e seus detalhes.

  1. Business Intelligence. ...
  2. Comunicação e Marketing. ...
  3. Administração Pública. ...
  4. Finanças. ...
  5. Empreendedorismo e Novos Negócios. ...
  6. Gestão de Pessoas. ...
  7. Logística. ...
  8. Gestão de Projetos.

Assim como todos os cursos, a graduação de ciências contábeis insere temas relacionados à matemática. Ainda assim, se você é péssimo na matéria, pode ficar tranquilo!

Quem se forma nesse curso tem um amplo leque de possibilidade de emprego e pode trabalhar em cargos como gerente, supervisor e até CEO em grandes empresas privadas e públicas. Também pode abrir o próprio negócio, se for esse o objetivo.