Quanto tempo leva para se desenvolver um câncer de mama?

Perguntado por: isales . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

O câncer de mama é uma doença resultante de uma disfunção celular. Ela consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O seu período de evolução pode levar dez anos.

A assimetria mamária é muitas vezes confundida com um sintoma de câncer, pois a diferença de tamanho das mamas pode estar associada ao câncer. As assimetrias mamárias são muito comuns, principalmente na fase em que as mamas estão se formando.

Crescimento – nódulos pulmonares cancerosos tendem a crescer muito rapidamente com um tempo de duplicação médio de cerca de 4 meses, enquanto nódulos benignos tendem a permanecer do mesmo tamanho ao longo do tempo. Calcificação – nódulos do pulmão que estão calcificadas são mais susceptíveis de ser benigno.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua.

Câncer de mama tem maior incidência após 60 anos, mas comportamento da doença é mais agressivo em mulheres jovens.

Ter 50 anos ou mais, estar obesa, ser sedentária, ter ficado menstruada pela primeira vez em idade precoce, ter entrado tardiamente na menopausa, não ter filhos ou ter dado à luz pela primeira vez após os 30 anos, ser fumante, consumir bebidas alcoólicas com frequência também podem aumentar os riscos de se desenvolver ...

A mamografia é um excelente método diagnóstico precoce do câncer da mama, especialmente na faixa etária dos 50 anos, mas a prevenção da doença depende muitas vezes da ação de cada mulher.

O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal. Este tipo de câncer é normalmente descoberto em exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética). Quando o câncer de mama apresenta sintomas é porque já existe um tumor normalmente com mais de um centímetro.

As glândulas são estruturas naturais do corpo da mulher, sendo as responsáveis pela produção de leite durante a gestação. Elas são constituídas por tecido adiposo, podendo ser sentidas com o toque ao apalpar as mamas. Os nódulos, por sua vez, são caroços anormais que indicam alguma alteração no organismo.

Por exemplo:

  • Retração na pele da mama;
  • Mudança no formato do mamilo;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue;
  • Presença de nódulo na mama, geralmente indolor;
  • Muita coceira na mama ou no mamilo.

O sintoma mais frequente é o surgimento de um nódulo, geralmente indolor, móvel e bem delimitado, que apresenta crescimento lento", explica. Segundo ela, até 25% das pacientes podem não ter sintomas. O tamanho médio do tumor é de 2 a 3 cm, mas pode alcançar até 7 cm.

É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes. Daí se vê a grande importância dos exames de rotina, como a ecografia e a mamografia.

Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma. De qualquer maneira é importante conhecer seu próprio corpo para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica.

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos.

Sintomas de câncer de mama avançado

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Inversão do mamilo.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Nódulos benignos na mama doem? Normalmente, os nódulos benignos na mama doem ou causam algum desconforto por causa da presença de infecção e até mesmo abscesso. A Dra. Flávia explica: “Outros incômodos estão associados ao período pré-menstrual e à prática de exercícios físicos que sobrecarreguem o peitoral.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.