Quanto tempo leva para saber resultado de um ebó?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ou então, quanto tempo leva para um ebó fazer efeito? A verdade é que não existe um prazo em específico, pois cada Trabalho Espiritual e oferenda é feito para uma situação diferente. Por isso, o ideal é consultar o Espiritualista que realizou o trabalho para saber se a oferenda está funcionando.

Existem vários tipos de Ebós: o Ebó pelos primeiros frutos, Ebó para a paz, Ebó de abertura de caminhos, Ebó para arranjar emprego etc. Estas práticas visam principalmente a restaurar o indivíduo, dando-lhe mais ânimo para enfrentar o combate do dia-a-dia.

O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.

Quando um preceito desse tipo é descumprido ou corre risco de ser violado, pode-se utilizar uma ação judicial para evitar ou reparar o dano. Se o prejuízo for causado pelo Poder Público, a ação adequada é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O banho de ervas, nominado na língua yorubá como abô, é um processo de purificação e fortalecimento que se utiliza dos elementos da natureza, comum às religiões panteístas. No candomblé as ervas são uma dádiva muito importante do orixá Ossain, pois, sem as ervas e folhas, nenhuma cerimônia pode ser iniciada.

Retrata um ritual específico no Candomblé de purificação onde são evocados sucessivamente os três sentidos da palavra Ebó: sacrifício, oferenda e alimento.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho. Algumas casas pedem apenas que não se coma carne vermelha, outras casas pedem que não se coma nenhum tipo de carne, seja carne branca ou carne vermelha.

3 dias

Suspenso o bori depois de 3 dias normalmente, começa a iniciação propriamente dita, que é a catulagem (cortar o cabelo), dependendo da casa esse processo é feito no rio, durante um ritual em que se faz alguns ebós e juramentos, e na volta é ensinado o orixá (que normalmente incorpora nesse ritual, se a pessoa for ...

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

EBÓ OMO ODU DE OSSA-MEJI “ONIA”
1 frango branco, ebô (canjica), mel, deburú (pipoca), 1 metro de morim vermelho, 9 côcos, 9 acaçás, 9 velas, 9 bolas de farinha, 9 bolas de arroz.

Não pode sair a noite, fazer sexo, e deverá respeitar os horários de 6:00, 12:00, 18:00 e 00:00. E até que se complete um ano, outros preceitos continuarão, como: não tomar banho de mar/rio, não ir para a festa de carnaval e não frequentar ambientes com grande volume de pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas.

AMACÍ: COMPOSIÇÃO DE SUJEITOS MÚLTIPLOS. Para fazer-se 'médium', o adepto do terreiro CIESL não carece, necessariamente, de qualquer ritual, exceto pelo próprio processo de passar a frequentar o terreiro trajando vestes brancas e reportando-se, a partir de então, às diretrizes do pai-de-santo, dirigente deste templo.

Nesse terreiro em particular, o tempo de preceito tem duração de três meses, nos quais o médium se priva do contato de outras pessoas que não sejam iniciadas, tomando o cuidado de evitar ingerir determinados alimentos.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.