Quanto tempo leva para regular a flora intestinal?

Perguntado por: aalves7 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

Quais os alimentos que prejudicam a flora intestinal?

  • Alimentos fritos. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos processados. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos com alto teor de fibras. ...
  • Alimentos probióticos.

Caso não seja tratada, a longo prazo, é capaz de provocar consequências mais pesadas para a qualidade de vida da pessoa, aumentando as chances do indivíduo desenvolver intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável.

A ingestão excessiva de proteína animal e dietas com muita gordura e compostas por alimentos ricos em gordura saturada, contribui para a diminuição das bactérias boas e aumento das bactérias ruins, causando um desequilíbrio na flora intestinal.

É recomendado fazer uso do suplemento durante 4 semanas e no caso de não haver melhora durante esse período, o ideal é experimentar outro suplemento.

Mas será que há algum risco a quem ingere probióticos vivos? Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde.

Bem, a má alimentação, o sedentarismo, o stress e o ritmo frenético das nossas vidas atrapalham, e muito, o funcionamento do nosso intestino.

suco de laranja

Os autores sugerem que o consumo regular de suco de laranja poderia, assim, agir como prebiótico, promovendo o crescimento ou a atividade de bactérias intestinais que são benéficas para a saúde.

Como cuidar bem da saúde do intestino?

  1. Reduza os níveis de estresse. ...
  2. Durma bem. ...
  3. Coma devagar. ...
  4. Beba muita água. ...
  5. Cheque se você tem intolerância alimentar. ...
  6. Escolha alimentos saudáveis. ...
  7. Aposte em alimentos fermentados, probióticos e prebióticos. ...
  8. Evite o uso de antibióticos.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Como repor a flora intestinal
Alguns exemplos incluem o iogurte natural, o kefir ou o kombucha. Porém, quando a flora intestinal já está alterada, surgindo sintomas como excesso de gases intestinais e diarreias frequentes, ou prisão de ventre, por exemplo, a melhor forma de tratar é ingerindo remédios probióticos.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Confira agora alguns alimentos que podem fazer mal ao nosso intestino.

  • Alimentos processados e Fast food. ...
  • Frituras. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Farinha branca. ...
  • Açúcar. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Alimentos proibidos x alimentos permitidos.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.

fezes mal-formadas; dores de cabeça; cansaço constante; candidíase de repetição.

Vegetais verde-folhosos, como alcachofra, aspargo, brócolis e espinafre, são bons exemplos de alimentos ricos em fibras que podem se tornar “combustível” para as bactérias do bem4. Mas também existem outros alimentos prebióticos que podem ajudar a alimentar as bactérias boas no intestino.

Tomar um probiótico durante o tratamento com antibióticos é importante para auxiliar na recuperação da flora instestinal. Tal ação, por tanto, pode reduzir os sintomas de disbiose, como a diarréia. Os probióticos podem ajudar a restaurar bactérias que foram perdidas durante o tratamento.

Aliado a uma alimentação saudável, diversificada e rica em fibras, o leite fermentado Yakult ajuda a manter a flora intestinal trabalhando muito bem! Vale lembrar que, se você tem problemas ou incômodos intestinais, é muito importante consultar-se com o médico especialista, ok?

Não é recomendado o uso contínuo, uma vez que seu uso é indicado para repor a flora intestinal. Em caso de diarréia por longos períodos têm-se que fazer uma avaliação para diagnosticar algum problema de saúde. O uso contínuo não é aconselhado, desde que indicado por um especialista.