Quanto tempo leva para rasgar a gengiva do bebê?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

“Para que um dente rompa a gengiva do bebê são necessários cerca de oito dias. No entanto, o processo da formação do dente até o nascimento por completo leva muito mais tempo, cerca de seis meses”, explica a profissional.

Com o dedo limpo, esfregue a gengiva do bebe na região onde o dente está nascendo, isto trará alivio. Salivação excessiva é parte do processo de rompimento da gengiva pelos dentes. Para evitar a irritação da pele, mantenha um pano limpo à mão para secar o queixo de seu bebê.

Irritabilidade. Você adivinhou - o desconforto provocado pelo nascimento dos dentes no seu bebê provavelmente fará com que ele se sinta agitado e irritado. Para alguns bebês, isso passa rapidamente; para outros, pode durar até algumas semanas.

Massagem na gengiva
A massagem na região da gengiva também é uma técnica indicada por odontopediatras para aliviar a dor, mas é essencial estar com as mãos higienizadas e usar uma gaze ou pano fino limpo levemente úmidos enrolados ao dedo. Depois basta massagear de maneira suave a gengiva do bebê.

Esse tipo de choro é muito parecido com um gemido, como se a criança estivesse fazendo um apelo. Perceba que assim que você a pegar no colo, ela parará de chorar. Afinal, ela sabe que será alimentada.

Camomilina® C é a aliada de mamães, papais e pediatras durante os desconfortos da fase de nascimento dos dentinhos do bebê. Com propriedades calmantes, Camomilina é segura e alivia os sintomas da primeira dentição.

O Camomilina C demora, em média, 12 horas para fazer efeito e, então, começar a reduzir os sintomas causados pelo nascimento dos primeiros dentes. No entanto, o alívio completo das dores e da inflamação pode acontecer em 2 a 3 dias.

O uso do medicamento deve ser interrompido e um médico deve ser procurado caso ocorra vermelhidão ou inchaço da gengiva, ou em caso de reações alérgicas. Não há relatos de reações adversas com o uso de Nenê Dent® N até o momento. No entanto, esta possibilidade não deve ser descartada.

Você observa a gengiva um pouquinho mais gordinha e o bebê fica um pouco mais enjoado. Também pode dar febre. Nesse caso, esse aumento de volume gengival é normal. Ainda mais se for perto da idade de erupcionar os dentinhos, que é em média entre os seis e sete meses”, explica a profissional.

Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia. Mudanças alimentares: evitar alimentos duros que podem ferir a gengiva como biscoitos, cereais ou qualquer alimento duro ou com textura áspera.

Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.

As pérolas de Epstein são cistos brancos ou amarelados que se podem formar nas gengivas e palato dos recém-nascidos, semelhantes a dentes que estão para nascer. As pérolas de Epstein são inofensivas e se formam na boca do recém-nascido durante as primeiras semanas e meses de desenvolvimento.

Ofereça mordedores que ajudem a criança a coçar a gengiva, especialmente os que podem ser colocados na geladeira. Escove os dentes ou a própria gengiva com escovas macias e adequadas à idade. Massageie a gengiva do bebê com os dedos após lavar adequadamente as mãos.

Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os dentes incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos.

Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode acontecer antes ou depois (entre três meses e um ano). E não há motivo para preocupação, já que cada criança tem seu próprio tempo.

Apesar de popularmente chamada de “febre de dente”, os especialistas caracterizam a elevação da temperatura por causa do nascimento de dentário como sub-febre ou estado febril, pois fica entre 37,2 e 37,8 °C. É um sinal de alerta, mas não chega a ser considerada febre, por muitos.

Gengi Baby é indicado para o alivio da coceira e incômodos decorrentes de inflamações gengivais comuns no surgimento da primeira dentição em crianças. Formulação especialmente desenvolvida para crianças.

As medicações tópicas, ou seja, pomadas e cremes para aliviar os sintomas do nascimento dos dentes não são recomendadas. Se a criança estiver muito irritada, a orientação é o uso de analgésicos, como paracetamol e dipirona, na dosagem prescrita pelo seu pediatra.