Quanto tempo leva para produzir um pé de Butia?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A produção de butiá inicia entre seis e dez anos de vida da planta e ele pode continuar produzindo por mais de 200 anos. Além disso, cada planta de butiá pode produzir até 15 cachos por ano, e cada cacho, pode produzir até 20 kg de butiás, que podem ser usadas na alimentação, no artesanato e no paisagismo.

A altura total do butiá-anão não costuma ultrapassar 1,3 metros. Suas flores são amarelas ou arroxeadas e seus frutos são amarelos, alaranjados ou vermelhos quando estão maduros.

Butia é um gênero composto por 20 espécies sulamericanas de ocorrência no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, nos campos, cerrados e restingas.

Cuidados: Evite realizar poda, já que a planta não precisa. O corte pode ser uma porta de entrada para doenças que prejudicam a palmeira, podendo inclusive matá-las. Não esqueça de regar bem o butiazeiro após o plantio, prática que deve ser repetida a cada 20 dias, caso não ocorram chuvas no período.

De acordo com ela, o butiá é uma fruta versátil. Pode ser utilizada em infusões alcoólicas e não alcoólicas; pratos doces e salgados, como sorvete e molhos que servem como acompanhamento de carnes como frango, gado e porco.

O butiazeiro é muito utili- zado no paisagismo em todo o mundo, tanto por sua beleza como por ser uma palmeira que tolera frio intenso. Embora os butiazeiros possam viver mais de 200 anos e produzam uma grande quantidade de frutos, a germi- nação pode demorar mais de dois anos.

Atualmente a forma mais difundida de utilização dos frutos do butiazeiro é a polpa. O congelamento ou cozimento dos frutos pode facilitar o processo de despolpa, aumentando o rendimento de polpa.

O coquinho azedo (nome científico: Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Também é conhecido como coquinho, coco-cabeçudo ou butiá. Sua copa é coberta por folhas verde-acinzentadas que, à luz do sol, lhe confere um brilho particular.

Deixe o butiá em infusão por um mínimo de seis meses para que a cachaça aproprie-se do sabor da fruta. Lembre-se, quanto mais tempo, melhor. Se desejar, também pode-se usar açúcar mascavo, açúcar demerara, melado ou mel.

Guarde o vidro em local arejado e ao abrigo da luz.

O butiá ou butiazeiro é uma palmeira de estipe único, muito frutífera e ornamental, nativa do sul do Brasil, Argentina e Paraguai. Suas folhas são longas, pinadas, arqueadas, recurvadas e de cor verde a azul-acinzentada.

As do gênero Butia são normalmente de tamanho médio, com folhas longas e minúsculos frutos carnosos que contêm tão somente uma semente calórica e repleta de nutrientes. Já o caule da capitata é muito útil na confecção de papel; das suas frutas, de coloração laranja, são fabricados geléias, licores, cachaças e vinagres.

O fruto é comumente utilizado como acompanhamento da cachaça, mas esse não é único uso do butiá. Sucos, geléias, sorvetes, bolos, licores, e outros também podem ser preparados com o fruto. Além de ser versátil, o butiá também é saudável.

O que importa realmente é que o butiá, no Brasil, ainda está presente no Rio Grande do Sul (no Litoral Norte, no Bioma Pampa e nos campos de altitude), em Santa Catarina (no Litoral e nos campos de altitude) e no Cerrado (especialmente no norte de Minas Gerais).

O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.

Em média, cada 100 g de polpa fresca de butiá contêm: 11,4 g de carboidratos, 1,8 g de proteína, 23 mg de cálcio, 24 mg de fósforo e 33 mg de vitamina C (FRANCO, 2004).

O butiá ou butiazeiro é uma palmeira de estipe único, monóica, muito frutífera e ornamental, nativa do sul do Brasil, Argentina e Paraguai.

Continuar lendo Pode congelar Butiá?