Quanto tempo leva para o veneno fazer efeito?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois. Alguns venenos originam poucos sintomas óbvios até já terem causado danos nos órgãos vitais, como nos rins ou no fígado, por vezes permanentemente.

Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias.

Na hora da picada a dor é forte e em alguns casos o efeito do veneno do escorpião pode ser imediato.

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro.

O carvão ativado, podendo ser encontrado em pastilhas para uso veterinário, pode auxiliar no cuidado do seu cachorro em situação de envenenamento. A ingestão do carvão ativado impede que o veneno seja totalmente absorvido pelo cachorro e, às vezes, pode até mesmo já induzir o vômito de parte da substância ingerida.

O envenenamento por produtos líquidos ou sólidos através da ingestão é o mais comum, mas há também o envenenamento por gases, que se dá pela inalação, e o envenenamento por meio do contato com a pele e com os olhos.

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

Segundo o chefe da pediatria do Hospital Leforte, Fábio Bedoni, nunca se deve, em caso de intoxicação, fazer a criança vomitar ou obrigá-la a beber água ou leite.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.

Os principais sinais de que o cão ou gato está intoxicado, são: diarreia, vômito, convulsão, tremores, falta de ar, hemorragia oral ou nasal, inquietação, entre outros. Se o animal apresentar sintomas como estes, vá até o local onde o chumbinho está guardado e veja se a embalagem foi violada.

Os sintomas típicos de intoxicação por 'chumbinho' são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, ...

No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.

A velocidade de ação do veneno varia de pessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depois de picada. "Um dos motivos pelos quais o óbito por animal peçonhento choca muito é por ser abrupto", diz Wen.

A coordenadora da Dengue, Amanda Rodrigues das Chagas, explica que o perigoso escorpião amarelo (tityus serrulatus) procura alimento à noite e utiliza-se do ferrão venenoso para defesa. “É preciso ficar atento ao veneno do escorpião. O efeito da picada pode levar à morte.

Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

O carvão ativado para cachorro envenenado diminui a absorção de toxinas sem riscos para a saúde, por isso, pode ser um grande aliado em emergências. Mesmo que o quadro não seja de intoxicação, a substância não faz mal nenhum ao animal.

Cachorro intoxicado: pode dar leite e outros mitos
Entre os mais populares estão, por exemplo, a administração de leite e a indução ao vômito, feita pelo próprio tutor. Não caia nessa! Além de ser ruim para o organismo do pet, o leite pode agravar ainda mais a intoxicação.

Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.