Quanto tempo leva para o umbigo do bebê entrar para dentro?

Perguntado por: lmatamaria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

21 dias

Ao nascer, o cordão umbilical que ligava o bebê até a placenta da mãe e era responsável por levar nutrientes e oxigênio ao bebê já não é mais necessário. Por esse motivo, o cordão umbilical é cortado no parto, restando o coto umbilical. Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair.

O coto deve cair entre uma e duas semanas de vida. Mas, se demorar mais tempo, não significa que haja um problema. Em todo caso, vale consultar o médico do bebê para checar se está tudo bem.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado. Isso é um sinal, provavelmente, de uma hérnia umbilical, que na grande maioria das crianças vai fechar espontaneamente até os 5 anos de idade sem a necessidade de nenhuma intervenção.

Na maioria das vezes, seu formato é puro fruto do acaso. Se é para dentro ou para fora (estes são poucos, aparecem em 5% a 10% das pessoas), isso não tem a ver com o jeito como o cordão foi cortado ou a maneira com que seus pais cuidaram do coto.

Estas alterações podem ser melhoradas com a onfaloplastia (cirurgia plástica do umbigo) e com procedimentos estéticos, como o preenchimento com ácido hialurônico e ácido poli-l-láctico. A onfaloplastia pode ser feita em conjunto com a abdominoplastia, correção da hérnia umbilical e até mesmo de forma isolada.

Além disso, ao cuidar do umbigo do bebê, nunca coloque qualquer tipo de artefato, como moedas ou elásticos, com o objetivo de evitar que a região fique protuberante. Se após a queda do coto o umbigo ficar alto, existe a possibilidade de que se trate de uma hérnia umbilical.

Minha bebê está com 7 dias e o coto umbilical já caiu , e agora eu preciso saber o que fazer para o umbigo ficar mais fundinho ? Bom dia! Você não precisa fazer nada. Continue limpando com álcool 70º, porque é normal uma secreção sanguinolenta.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Em bebês, a causa mais comum está vinculada ao cordão umbilical, situado em uma pequena abertura do músculo abdominal do bebê. Essa abertura costuma fechar logo após o nascimento, porém, quando a musculatura não se junta completamente, pode levar ao desenvolvimento da hérnia umbilical mesmo que à longo prazo.

O diagnóstico da hérnia umbilical é feito logo após que o bebê nasce e, a maioria, não costuma sentir dor no local. Em geral, é possível diagnosticar o problema apenas examinando a criança, identificando um abaulamento na região umbilical. Essa condição fica mais evidente aos esforços.

Portanto, a única opção para curar a hérnia umbilical consiste na cirurgia e não há como curar hérnia umbilical naturalmente, sendo imprescindível a atenção médica especializada.

Quais são os sintomas de hérnia umbilical?

  • saliência no umbigo, que pode ser movimentada ou empurrada para dentro do abdômen;
  • saliência ou movimento no abdômen que se nota ao tossir, ir ao banheiro ou levantar pesos;
  • alguns pacientes relatam dor abdominal ou desconforto na região;
  • enjoo e náusea.

Colocar uma moeda no umbigo para evitar hérnia
Também existiam pessoas que colocavam uma moeda no coto umbilical do recém-nascido na tentativa de evitar a formação de hérnia no local.

Saliência: entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, ocorre a inversão do umbigo, um processo indolor que faz com que o umbigo “aponte para fora”, ficando saliente.

A Onfaloplastia (cirurgia do umbigo) é a cirurgia plástica para correção do umbigo. A cirurgia melhora o formato, o contorno e a posição da cicatriz umbilical, podendo ser associado à correção de uma eventual hérnia ou a uma abdominoplastia.

A Onfaloplastia é uma cirurgia plástica de correção do umbigo, seja por motivos de excesso de pele ou gordura, existência de uma hérnia umbilical, ausência completa do umbigo, existência de alguma cicatriz de cirurgias passadas ou qualquer outro fator.

O hábito tem origem antiga e é praticado por mulheres para fechar o corpo de energias externas, assim, trazendo proteção. Jade Picon virou assunto nas redes sociais após aparecer usando um esparadrapo tampando o umbigo. Questionada por outros brothers, ela explicou que a medida é uma proteção contra energia negativa.

Vários bebês já nascem com as unhas um pouco grandes, e o primeiro corte muitas vezes é realizado na própria maternidade pela equipe de enfermagem neonatal. No início, as unhas são mais fininhas, flexíveis e até quebradiças - e é normal mamães e papais terem certa dificuldade para cortá-las.

“Depois que o coto umbilical cair, a cicatriz do umbigo pode inchar e vazar um pouco, o que é comum. Em alguns casos pode surgir também uma protuberância na região do umbigo, chamada hérnia umbilical, que geralmente desaparece antes da criança completar cinco anos”, alerta a ginecologista e obstetra.

O sangramento é Normal? O sangramento é um fator que causa preocupação e medo, no entanto é bastante comum, principalmente quando o coto está próximo de cicatrizar.