Quanto tempo leva para o tomate cereja dá frutos?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 7 votos

Essa variedade é uma ótima alternativa também para quem quer plantar o fruto em casa. Segundo o coordenador estadual de olericultura da Emater, Georgeton Silveira, a profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros e a colheita é iniciada a partir de 80 a 90 dias depois do plantio.

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1).

Deve começar-se a remoção quando os tomateiros apresentam uma altura entre os 30 e os 40 cm. Normalmente, nessa fase vegetativa, aparecem as primeiras flores e é comum eliminarem-se todos os rebentos que lhe estão abaixo.

Segundo o coordenador estadual de olericultura da Emater, Georgeton Silveira, a profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros e a colheita é iniciada a partir de 80 a 90 dias depois do plantio.

Os tomates-cereja precisam de bastante sol. Plante-os em um local que receba pelo menos oito horas de luz solar direta por dia. A planta não deve ser encoberta por outras. Se ela não receber sol suficiente, vai murchar e não produzirá bons frutos.

Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do pé e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.

São plantas de 0,70 a 1,20 m de altura que possuem entre 8 e 12 pencas conduzidas em 3 a 4 hastes/planta.

Época de plantio
O tomate-cereja é exigente em altas temperaturas e boa luminosidade para se desenvolver. Por esse motivo, a época ideal de plantio é a primavera. Entretanto, no Brasil, país de clima tropical, é possível cultivar tomate-cereja o ano todo.

Basicamente, o adubo para tomate é encontrado de três formas: mineral, orgânico e organomineral. Cada tipo de adubo apresenta suas vantagens e particularidades, mas a produtividade final pode variar consideravelmente de acordo com o adubo utilizado. Abaixo, apresentamos as principais características de cada um deles.

Faça a poda dos sugadores durante todo o verão para manter a planta saudável. Eles crescem rapidamente e, sendo assim, pode ser necessário fazer isso uma ou duas vezes por semana.

A produtividade média de uma planta de tomate é de cerca de 5kg de frutos, dependendo do sistema de cultivo.

O excesso de chuva ou de irrigação e a alta umidade relativa do ar favorecem a ocorrência de doenças e prejudicam a qualidade dos frutos, porque reduzem o teor de sólidos solúveis e propiciam o crescimento de fungos na polpa'.

É possível plantar os tomates-cerejas em vasos ou jardins, mas atente para a escolha do solo. Ele deverá ser de tom escuro, pois isso é sinônimo de fertilidade – para potencializar, utilize o composto orgânico de sua preferência. Escolha plantar seus tomates em períodos de clima quente.

Ciclo: pode variar de 95 a 125 dias, entretanto o período de cultivo é grandemente influenciado pelo clima, condições de fertilidade do solo, irrigação, ataques de pragas e incidência de doenças.

Manejo da água
O tomate precisa de 2 a 7 milhões de litros de água por hectare por safra em tomateiros de alta produtividade. Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

No caso do tomate de mesa, as adubações de cobertura são parceladas de acordo com o desenvolvimento da cultura. É recomendada que sejam feitas quinzenalmente para a tender a constante extração dos nutrientes pelos frutos.