Quanto tempo leva para o pé de tangerina dar frutos?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore.

Você terá frutos entre 1-2 anos.

Regue a planta 1 vez ao dia nas primeiras 2 semanas, depois regue somente 2 vezes por semana. Exponha a planta ao Sol pelo menos 4 horas por dia. Faça a poda de contenção sempre que houver necessidade. Adube sua planta 3 vezes ao ano.

quatro meses

A safra é anual e, de acordo com a variedade, leva entre dois e quatro meses. As mais precoces são a tangerina-cravo, colhida entre março e abril, e a mexerica-do-rio, entre abril e maio.

O fluxo de primavera, que ocorre do final de julho a meados de setembro, após o repouso fisiológico, é o precursor da principal florada dos citros. Já em regiões de clima tropical (mais quentes), o crescimento e o florescimento podem ocorrer durante todo o ano, desde que ocorra a indução.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

Para fazer a muda, improvise uma vasilha ou um saco plástico cheio de terra adubada. Então, acomode a semente embaixo da terra, com 2 dedos de profundidade, e cubra com um pouquinho de terra. Dica: esse processo também pode ser feito diretamente na terra. A semente deve começar a germinar a partir de 10 ou 15 dias.

A árvore de tangerina média cresce até 3 ou 4 metros. Cuidar bem da sua tangerina, com bom solo, sol e água suficiente, vai lhe oferecer anos de frutas orgânicas e muita sombra durante o verão.

É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose. Suas fibras protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado um calmante e pode ser conservado na geladeira por até três semanas.

Plantio: Final do inverno e início da primavera. Solo: Solos profundos, férteis e bem drenados. Necessita de bastante humidade no solo. Clima: Prefere clima subtropical e tropical.

A época ideal para a poda Tangerina é o início da primavera. Não deixe de podar antes do início da época de floração. O corte dos ramos durante a estação de crescimento pode inibir drasticamente sua taxa de frutificação.

O início da colheita depende da variedade de mexeriqueira escolhida para o plantio. Enquanto a variedade ponkan é colhida na metade do ano, a variedade tangor murcott é colhida em outubro. Quanto à variedade tangerina-cravo, ela é colhida, entre março e abril.

Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana. As plantas da bananeira se renovam constantemente e geram frutos ao longo do ano inteiro.

Limão. Essa é uma das frutíferas mais fáceis de manter e cultivar, mas é preciso cuidado, pois há espinhos no caule. Para o plantio em vaso, é necessário que o recipiente tenha capacidade para até 100 litros. Como todas as plantas frutíferas em vasos, também demanda regas e banhos de sol periódicos.

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

A colheita de tangerina ocorre conforme a variedade plantada. As variedades precoces, como a tangerina-cravo, são colhidas, entre março e abril, e a mexerica-do-rio, entre abril e maio. Já no meio do ano, é colhida a tangerina poncã. Quanto à variedade tangor murcott, ela é colhida em outubro.

A profundidade efetiva do sistema radicular é de 0,36 a 0,75 m na linha de plantio e de 0,46 a 0,74 m na entrelinha, destacando-se a tangerina 'Cleópatra' e o limão 'Rugoso' com maior profundidade efetiva na entrelinha.

Quando armazenada em temperatura ambiente, a maioria das tangerinas durará até dois ou três dias. Se a fruta estava em excelente estado quando foi armazenada e as condições do local forem ideais, você pode conseguir guardá-las dessa maneira por uma semana inteira.

A indução floral em citros ocorre quando as frutas cítricas são induzidas à floração, proporcionando seu desenvolvimento e crescimento a partir da utilização de fertilizantes foliares que, por sua vez, contribuem expressivamente no aumento de produtividade das culturas, aumento da qualidade e padronização das frutas e ...

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca e Verona. A safra no Brasil vai de abril a setembro. São frutas cítricas de pele fina e sabor memorável, que variam de muito doce a azedo.