Quanto tempo leva para o pé de jabuticaba dar frutos?

Perguntado por: ocardoso9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira é conhecida por gerar frutas esféricas, viçosas e suculentas. Hoje, existem mais de 30 espécies, que podem chegar até 9 metros de altura e levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos.

O ciclo de desenvolvimento, desde a antese até o amadurecimento do fruto, é de 45 dias (Oliveira, 2018) clique aqui.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

Como regra geral, a Jabuticabeira Híbrida produz frutos praticamente o ano todo. Diferente da Sabará que normalmente produz frutos de 03 a 04 vezes por ano. A frutificação é abundante, cobrindo o tronco, os galhos e, ocasionalmente, até as raízes descobertas.

Regas. Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

Lembre-se ainda de posicionar a jabuticabeira em um lugar que bata sol, pois ela requer, no mínimo, quatro horas de iluminação natural diariamente. "O importante é saber que essa espécie pede por sol pleno e muita água, então, em caso de varandas cobertas, elas devem estar próximas das janelas", alerta João.

A jabuticabeira é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano. A florada, branca, vai de junho a agosto. A espécie ocorre em regiões da Mata Atlântica, principalmente de mata pluvial e das submatas de altitude.

15 anos

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira é conhecida por gerar frutas esféricas, viçosas e suculentas. Hoje, existem mais de 30 espécies, que podem chegar até 9 metros de altura e levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje em dia, com as técnicas de produções modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio.

As jabuticabas surgem nos meses de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro. A safra, embora dure pouco, é abundante. Existem cerca de 12 a 15 diferentes espécies de jabuticaba.

Jabuticabeiras devem receber adubação rica em matéria orgânica (esterco de gado ou cavalo) a cada seis meses e uma suplementação química de NPK 14-14-14 ou 20-20-20 a cada três meses e em média cinco litros de água por dia.

São frutíferas da espécie híbrida, que dá jabuticabas grandes várias vezes ao ano, ou sabará, que floresce duas vezes ao ano. Conforme o tipo e a idade, os preços variam de R$ 250 (híbrida) a R$ 1,9 mil (sabará).

goiaba

Goiabeira: entre as árvores frutíferas que crescem rápido a goiabeira é, sem dúvida, a espécie que tem a fruta com o aroma mais delicioso. A goiaba é muito popular em diversas regiões do país e o pé de goiaba pode atingir até 8 metros de altura.

Pitangueira

Pitangueira. Assim como a acerola, a pitanga é azedinha e uma boa fonte de vitaminas. Os frutos da pitangueira aparecem cerca de 3 anos após o plantio, e se for bem cuidada, podem aparecer 2 vezes ao ano. Existem outras espécies de árvores frutíferas que crescem rapidamente, como ameixeira, amoreira e a caramboleira.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas. Por esse motivo, caso você ainda não faça uso desse tipo de fertilizante, conheça a seguir as principais vantagens do NPK.

Na natureza, a Jabuticabeira pode chegar a 15 metros de altura e viver quase cem anos. Conforme a árvore vai crescendo, seu tronco vai se descascando e deixando à mostra uma linda textura lisa marmorizada.