Quanto tempo leva para o organismo se acostumar com o anticoncepcional?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação. Mas na quarta cartela, ele já deve se normalizar.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo.

Os efeitos colaterais variam amplamente entre os indivíduos e as diferentes pílulas existentes no mercado. Os efeitos geralmente diminuem dentro de 2–3 meses após o início da ingestão da pílula. Cada mulher reage de maneira diferente a cada comprimido.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional.

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Algumas pesquisas constataram isso: um estudo descobriu, por exemplo, que mulheres que tomam pílulas com altos níveis de estrogênio costumam ter corpos em forma de pera e mais gordura subcutânea, embora não necessariamente mais gordura corporal em geral.

Minipílula (pilula de progesterona), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

Há outros métodos contraceptivos que também não interferem na libido quando a causa é apenas o uso do anticoncepcional. São os chamados métodos intrauterinos. Podemos citar o Diu de Cobre, Diu Mirena e o mais novo Kyleena.

O consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas também podem comprometer o desempenho da pílula. Mulheres que fazem uso frequente dessas substâncias devem ficar atentas”, alerta a médica. Quadros de vômitos ou diarreia podem cortar o efeito da pílula, se ocorrerem até quatro horas depois de sua ingestão.

A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso. Geralmente, o efeito benéfico contraceptivo sobre passa o efeito colateral do aumento do peso. E isso deve ser ponderado no momento da escolha do anticoncepcional.

3. O efeito do anticoncepcional é transitório. Algumas pacientes realmente têm uma sensibilidade maior aos hormônios e continuam com os seios inchados após esses três meses. No entanto, por se tratar de um efeito colateral, os médicos recomendam trocar o anticoncepcional nesses casos.

Enjoo, tontura, cansaço extremo, variação de humor e atraso na menstruação. Não é preciso ser formado em medicina para saber que, na maioria das vezes, esses sintomas podem sinalizar uma gravidez.

Evite ambientes muito barulhentos ou iluminados, eles podem piorar o desconforto sentido. Tomar banhos quentes podem ajudar a aliviar a dor por promover o aumento dos vasos sanguíneos, sendo um ótimo aliado durante todo o ciclo menstrual.

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina
Durante a pausa, como cessam-se os hormônios, a menstruação costuma descer. A pausa deve ser sempre de 7 dias, independente do tempo de duração da menstruação. Mesmo que a mulher ainda esteja menstruada, a pílula deve ser recomeçada invariavelmente no oitavo dia.

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

10. Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional? "Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral."

Escolha criteriosamente o horário para tomar o anticoncepcional. Opte por períodos em que você sabe que será mais tranquilo de lembrar do “compromisso” com o anticoncepcional. Os horários mais indicados são pela manhã, ao acordar, no horário do almoço ou ainda de noite, antes de dormir.