Quanto tempo leva para o óleo essencial fazer efeito?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

20 minutos

Quanto tempo leva para o óleo essencial fazer efeito? Os óleos essenciais demoram de 2 a 20 minutos para fazer efeito em nosso corpo, de acordo com suas propriedades, forma de aplicação e organismo.

Estes aromas quando inalados estimulam as células nervosas olfativas e este estímulo é capaz de desencadear reações como ativação do sistema límbico, que está diretamente ligado aos nossos comportamentos sociais e nossas emoções. É o sistema límbico que une as informações sensitivo-sensoriais com nosso estado psíquico.

“O ideal é que a gente tome no máximo 21 gotas por dia.
Faz uma pausa de uma semana e volta a tomar o mesmo óleo essencial. Se for óleos variados, não tem problema.

Olíbano. Dentre os óleos essenciais para ansiedade, o de olíbano é um dos mais usados – e um dos mais ancestrais também. Existem até referências da substância na Bíblia, que já mostrava seus benefícios.

Quais são os riscos? O uso indiscriminado de óleos essenciais, que são substâncias muito concentradas, pode acarretar dermatites de contato e alergias que, por sua vez, causam coceira excessiva e abertura de fissuras e feridas. "Jamais utilize os óleos essenciais puros sobre a pele.

A aromaterapia pode dar uma mãozinha quando o assunto é o sono. Alguns óleos essenciais – concentrados da essência natural da planta – ajudam a combater a insônia, além de trazer outros benefícios ao corpo.

Você também pode diluir algumas gotas de óleo essencial no seu borrifador e distribuir borrifadas no seu quarto antes de dormir. Assim o cômodo ficará com o cheirinho agradável da lavanda, promovendo uma melhora no seu sono.

Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro. Além de atuar no nosso humor e no estado emocional, esse processo também pode causar efeitos fisiológicos no corpo.

Esses impulsos, que não passam de sinais elétricos com endereço certo, chegam às áreas de destino do cérebro, influenciando a região onde nascem as emoções. Assim, os princípios ativos da Lavanda ali produzem as agradáveis sensações de relaxamento e bem-estar.

Os 5 principais tipos de óleos essenciais

  1. Piperita. O óleo de piperita pode usado tanto como um repelente natural quanto como um aliado na redução do estresse. ...
  2. Lavanda. Quem pesquisa sobre o que são óleos essenciais, já deve ter ouvido falar do óleo de lavanda. ...
  3. Alecrim. ...
  4. Melaleuca. ...
  5. Eucalipto.

ACALMAR ATAQUES DE PÂNICO E ANSIEDADE:
Três gotas de óleo essencial de lavanda (angustifolia). Fazer uma massagem no pescoço e parte inferior dos pés. É útil para aliviar a ansiedade, ataques de pânico e dores corporais em geral.

lavanda

Um dos mais populares no mercado, a lavanda é utilizada há décadas na aromaterapia. Suave e delicado, essa essência propicia a sensação de bem-estar, sendo ideal para tratar a insônia e a ansiedade.

Quais são as melhores marcas de óleos essenciais

  • Laszlo;
  • Bio Essência;
  • Via Aroma;
  • Cativa Natureza;
  • WNF;
  • doTERRA;

PALMAROSA

ÓLEO ESSENCIAL DE PALMAROSA: acalma a mente e nos ajuda a ser mais flexível, ajuda na criatividade mental. A palmarosa traz paz interior e sensação de leveza.

lavanda

Campeã das campeãs, a lavanda é um dos óleos mais consumidos no mundo justamente por ser um dos mais coringas da natureza: combate estresse, fadiga e insônia de uma só vez. “Ela proporciona relaxamento e tranquilidade.

Destaca-se ainda que pessoas com histórico de alergias e eczema podem desenvolver sensibilidade a qualquer óleo essencial. Com isso, certas precauções e contraindicações na gravidez, lactação, epilepsia e asma devem ser consideradas.

essencial de copaíba

Para quem procura uma ajudinha extra na eliminação das rugas e na prevenção contra o envelhecimento, o óleo essencial de copaíba é um potente aliado. Ele possui efeito antioxidante, inibindo a liberação de radicais livres na pele, e retardando, dessa forma, o processo de envelhecimento.

Para que o óleo essencial seja 100%, o papel não pode ficar com nenhum vestígio do produto – como manchas ou umidade. Os óleos essenciais que não tem pureza 100%, vão deixar uma grande mancha, como se você tivesse pingado algum outro tipo de óleo – como um óleo vegetal, por exemplo.

Se você costuma ter bastante coriza nas crises de rinite, o Óleo Essencial de Funcho pode ajudar a fluidificar o muco e facilitar a sua eliminação.