Quanto tempo leva para o nome ir para o SPC?

Perguntado por: upires . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito. Desta forma, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o banco, por exemplo, possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores do SPC ou SERASA.

Com isso, os cinco anos são apenas o prazo estipulado para que instituições financeiras cobrem uma dívida, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente.

Cada operadora de cartão de crédito tem regras próprias de funcionamento. Algumas fazem o bloqueio do cartão após 5 dias de atraso, outras esperam períodos maiores, como 10 dias úteis.

Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos.

Veja abaixo o que e SCPC e qual a principal diferença entre SPC e Serasa: As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Consulte o seu CPF na Serasa
Você também não paga nada por isso, então, aproveite. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

O principal efeito é a dificuldade maior em ter crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja ou um cartão de crédito solicitado ao banco, mas também financiamentos e empréstimos.

Se uma dívida não for paga dentro de 5 anos, ela se torna uma dívida caduca. Uma dívida caduca não pode mais gerar negativação, logo, o inadimplente sai da lista dos birôs de crédito e o nome volta a ficar limpo.

Negativação
Ele acontece quando uma empresa notifica a Serasa ou outro birô de crédito sobre uma falta de pagamento. Isso pode acontecer por não pagar em dia uma conta, como água, energia e telefone. Mas também pode acontecer por esquecimento da parcela de uma prestação do carro ou da geladeira.

Além disso, quando a dívida completa cinco anos, o credor é obrigado a retirar o nome do cadastro de inadimplentes e seu nome fica limpo.

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

Veja o que fazer ao não conseguir pagar o cartão de crédito

  1. Contate o banco. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco e informar que você está com dificuldades de pagamento. ...
  2. Procure negociar a fatura. ...
  3. Divida em poucas parcelas. ...
  4. Analise a proposta. ...
  5. Tenha uma organização financeira.

O que acontece com a garantia em caso de atraso no pagamento das parcelas? Caso a parcela não seja paga até a data de vencimento combinada, serão cobrados juros de 1%, multa fixa de 2% e juros diários, até que a situação seja regularizada.

Deixar de pagar ou atrasar o pagamento de faturas do cartão de crédito Nubank é um comportamento financeiro que pode afetar negativamente o seu score de crédito, o que dificulta a obtenção de crédito no futuro, como conseguir um novo cartão ou até empréstimos.

Dívidas podem tirar o sono de quem não as pode pagar, pois ficar com o nome sujo - isto é, ter o CPF inscrito em cadastros de inadimplentes, como o Serasa - pode dificultar bastante a vida.

A inclusão de uma dívida na Serasa é feita pela própria empresa credora. Assim, se você pagou uma dívida e ela ainda aparece como negativada no site da Serasa, entre em contato com a empresa e solicite a retirada dela na base de negativação.