Quanto tempo leva para o kefir fazer efeito no organismo?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os resultado benéficas do kefir começam a apresentar efeito em pouco tempo de uso. Tudo dependerá do tempo que a bebida ficou fermentando junto a colônia de bactérias. Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino.

O kefir pode ser consumido no café da manhã ou no lanche, por exemplo, e para que o sabor seja mais agradável pode ser acrescentado mel ou frutas como morango ou banana.

O kefir contém muitas propriedades, e uma delas é a ação antibacteriana. Ao tomar a bebida, é possível prevenir o corpo contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias não benéficas para o organismo, incluindo o E. coli e Salmonella.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana. Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada.

Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios. O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

De acordo com a microbiologista Rosana Siqueira, se manipulado corretamente o kefir é benéfico. No entanto, o uso do kefir com os organismos do "mal" pode caussar náusea, vômitos, diarreia e até complicações para a imunidade.

Beatriz diz que há contraindicação para indivíduos que estejam com o sistema imunológico debilitado (imunodeficiência, AIDS e outras condições), uma vez que possuem maior probabilidade de desenvolver infecções pelas bactérias ou leveduras presentes no produto.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

O kefir é a bebida probiótica feita a partir da fermentação do leite. Portanto, além de ser uma excelente fonte de proteína, ajuda na regulação intestinal, o que previne a constipação e a sensação de inchaço, que poderia prejudicar a qualidade do sono.

Com referência ao teor vitamínico, o kefir apresenta vitaminas B1, B2, B5, C, A e K em sua composição e entre os minerais é uma boa fonte de Magnésio, Cálcio e Fósforo.

Para preparar o alimento, misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos kefir com 2 xícaras de leite. Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e, em seguida, coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte.

Posso usar leite gelado? R: Poder até pode, o leite gelado retarda o processo de fermentação, com isso seu kefir fermentará lentamente. Isso é um ponto positivo para quem quer fazer uma fermentação mais longa, de 36 a 48 horas.

# Caso não seja possível coar o kefir no período ideal para fermentá-lo, poderá ser realizado o processo normal dos grãos no leite e colocar na geladeira até 10 dias, isso retarda a fermentação. # Os grãos só poderão ser armazenados no leite, caso contrário irão morrer, a não ser quando são congelados.

Armazene os grãos de kefir na geladeira.
Se você for ficar fora de casa por algum tempo e não puder adicionar leite diariamente aos seus grãos, coloque o frasco na geladeira. Isso fará com que o ritmo de crescimento dos microrganismos diminua e você só precisará adicionar leite novo uma vez por semana.